Saiba todos os benefícios que essa proteína pode garantir para a beleza e saúde do corpo em geral.
Ultimamente, vemos muitas propagandas sobre colágeno e sua associação ao rejuvenescimento da pele. Mas ele não trabalha só na prevenção de rugas: essa proteína funciona tanto para a parte estética quanto para as articulações.
Quem deseja comprar colágeno pensando na saúde da pele, ganha muito em resistência, elasticidade e hidratação. Tudo isso de forma natural, apenas repondo o que o ser humano perde ao longo da vida. Mas você sabe como encontrar o colágeno e a forma correta de usar? É o que vamos te contar a seguir.
O que é o colágeno e como ele funciona?
O colágeno é uma proteína que o nosso corpo produz naturalmente. Sendo a proteína mais abundante do corpo, ele é de extrema importância para a resistência e elasticidade da pele, fortalecimento das unhas e hidratação dos cabelos.
No entanto, ao longo da vida, nossa produção de colágeno vai diminuindo bastante, principalmente a partir dos 30 anos. Não é à toa que as rugas começam a aparecer justamente nessa fase. É quando a nossa pele começa a sentir essa baixa produção e fica mais flácida.
Mas o colágeno não está ligado apenas à estética. Ele está presente nas articulações e evita que os ossos batam uns nos outros e acabem se desgastando, o que causa muita dor. É exatamente por isso que a reposição da proteína é tão importante e traz múltiplos benefícios para o corpo.
Benefícios do colágeno para a pele
O colágeno é o responsável por uma pele bonita, firme e sem rugas, dispensando a necessidade de procedimentos estéticos. Com a diminuição da produção natural da proteína pelo corpo, acontece o que muitas pessoas temem: a flacidez da pele e o aparecimento de rugas, linhas de expressão e até mesmo estrias. Por isso, a partir dos 30 anos é recomendado começar a reposição de colágeno por meio de alimentação adequada e até mesmo recorrendo a suplementos que contenham a proteína.
Dessa forma, é possível retardar o envelhecimento precoce da pele, impedir o aparecimento de rugas e até mesmo cuidar para que o rosto fique bem hidratado. Ou seja: com o uso adequado do colágeno, é possível manter a pele firme e resistente por mais tempo, com o aspecto jovem prolongado que todo mundo deseja.
Para além da pele, o colágeno tem vários benefícios:
- Auxilia no tratamento de osteoartrite;
- fortalece os ossos;
- aumenta a massa muscular;
- melhora a estrutura cardiovascular;
- fortalece as unhas e o cabelo.
Quem pode usar colágeno?
O ideal é começar a repor o colágeno assim que o organismo começa a diminuir sua produção, por volta dos 30 anos e em doses menores. No entanto, a partir dos 50 anos, quando a produção cai muito, a necessidade de suplementação fica alta.
Mas hábitos e estilo de vida também podem influenciar na produção de colágeno. Por isso, a indicação de uso também é para quem percebe a queda da quantidade da proteína no corpo. Esses sinais podem vir com a flacidez da pele, aparecimento de estrias e rugas, notável desidratação da pele ou com o enfraquecimento das articulações.
Não há contraindicações para o uso do colágeno, mas ele deve ser feito com orientação médica para evitar excessos, que acabam sendo prejudiciais à saúde. O único ponto de atenção é para grávidas e lactantes. Elas podem usar normalmente, mas tomando cuidado com a quantidade que consomem, principalmente quando em suplementos alimentares.
Onde encontrar colágeno?
A reposição do colágeno pode ser feita por meio do consumo de alimentos que contenham a substância ou de suplementos. Via alimentação, é possível encontrar colágeno em carnes brancas e vermelhas, ovos, peixes, queijo cottage, geleia de mocotó, frutas cítricas, frutas vermelhas, nozes, amêndoas, castanhas, aveia e soja.
Além de conter o colágeno, incluir esses alimentos no cardápio ajuda na variedade de vitaminas e substâncias que o corpo precisa para se manter em equilíbrio. Mas vale a pena ter atenção ao preparo das carnes e peixes, principalmente, para que eles não percam os nutrientes que garantem a nutrição saudável.
Mas se você acha difícil ter um cardápio variado e consumir a medida certa desses alimentos, o ideal é investir na suplementação. É uma forma prática e rápida de conseguir o colágeno sem exigir muito esforço no preparo e escolha dessas comidas especiais.
Produtos com colágeno
Dependendo da sua necessidade, o mercado atual apresenta várias opções de colágeno. É possível encontrar a versão em pó, para cuidar da pele, cabelo, unha e articulações de uma só vez.
Há, ainda, kits feitos exclusivamente para a saúde dos cabelos, restaurando a beleza e hidratação, e também da pele, repondo os nutrientes que garantem a elasticidade e previnem linhas de expressão. Basta escolher o produto que melhor te atende e aproveitar todos os benefícios que o colágeno pode trazer à sua saúde.
Você conhece o Dr. Fabio Barros? Dr. Fabio é um dos maiores profissionais da harmonização Facial do País.