Metodologia AIDA

Metodologia AIDA: entenda como funciona esse método

A metodologia AIDA tem como principal objetivo facilitar a visualização dos estágios de compra do consumidor, sendo mais fácil guiá-lo em sua jornada de compra até a concretização do negócio.

O método surge a partir da necessidade de entender o comportamento dos clientes, ao longo de suas decisões de compra.

Não é de hoje que se pretende conhecer mais sobre as iniciativas do consumidor, com a intenção de influenciá-lo. O neuromarketing está aí para comprovar isso.

Os benefícios desse método são inúmeros, visto que ele pode ajudar a aumentar o reconhecimento da marca e as chances de venda.

Agora que você entendeu como funciona a metodologia AIDA, você deveria se preocupar com o interesse dos seus clientes. Para isso, a primeira pergunta que fica é: o que significa objeção? Objeção é toda contestação, dúvida ou pergunta que um comprador tem antes de decidir comprar sua oferta. É importante passar por todas, pois elas são muito importantes no processo de vendas.  

Mas a metodologia AIDA pode ser aplicada em várias estratégias de divulgação e comunicação, devido à sua facilidade de análise. Sendo assim, qualquer negócio pode se beneficiar: desde um funileiro automotivo, até uma grande multinacional.

No artigo de hoje, conheça mais como funciona esse método e saiba como aplicá-lo na sua empresa. Acompanhe a leitura!

O que é a metodologia AIDA?

Além da definição da sigla em Atenção, Interesse, Desejo e Ação, a metodologia AIDA é uma estratégia de marketing e vendas, que tem o objetivo de compreender o comportamento dos leads (potenciais clientes).

Diante disso, o método é baseado na jornada de compras tradicional do consumidor, que envolve desde o primeiro contato com a sua empresa, até o momento da decisão de compra, ou seja, quando o cliente resolve fechar um negócio.

A AIDA entende que o lead precisa de certos incentivos para chegar até o final da sua jornada. Por isso, algumas perguntas que envolvem a metodologia são:

  • O que o lead pensa?
  • O que o cliente deseja?
  • O que o consumidor precisa?
  • O que fazer para convencer o cliente?

Desse modo, com base nas respostas, é possível elaborar campanhas mais assertivas, contribuindo para que o usuário caminhe ao longo da sua jornada.

Além disso, a AIDA ajuda a orientar o melhor conteúdo. Até porque, uma pessoa que acabou de conhecer a sua empresa especializada na venda de bateria automotiva 60a terá interesses diferentes de alguém que já viu o seu produto.

Como funciona a metodologia AIDA?

Com a evolução da tecnologia e a expansão da internet, a metodologia AIDA pode ser aplicada em diferentes campanhas de marketing digital.

Por esse motivo, as iniciativas de divulgação online estão cada vez mais efetivas.

No entanto, não basta conhecer as etapas do método, sem saber quem é o seu consumidor. Afinal de contas, quem procura a aula prática de direção da sua autoescola tem um perfil bastante específico.

Além disso, existem fatores importantes, como idade, estilo de vida, cultura e preferências, que influenciam a forma como as pessoas pensam, refletindo nas decisões de compra.

Por essa razão, o primeiro passo é conhecer quem é o seu público. Tendo isso em vista, está na hora de conhecer cada uma das palavras que formam o acrônimo AIDA. Veja abaixo:

1 – Atenção

Para que você influencie alguém a fechar negócio, é necessário que essa pessoa descubra que a sua empresa existe. Por isso, o primeiro elemento da AIDA é justamente a atenção.

Aqui, a dica é usar diferentes canais de comunicação e tipos de linguagem para convencer o potencial cliente a olhar para o seu negócio. Mas é importante ter cuidado com as propagandas invasivas e incômodas.

Por exemplo, pode ser que um anúncio de desconto na carteira de motorista permanente seja interessante, mas é preciso saber quando e como mostrar esse conteúdo, para que o usuário não se sinta invadido.

2 – Interesse

Pronto, você conseguiu chamar a atenção do seu potencial cliente. Agora, é o momento de fazer com que ele continue com a sua empresa e se interesse pelos produtos ou serviços.

Sendo assim, a melhor maneira de fazer com que a pessoa permaneça com o seu negócio é por meio da oferta de conteúdo relevante. Mostre como você pode oferecer uma oportunidade para resolver o problema do cliente.

Ora, se pegarmos o exemplo anterior, um conteúdo bem escrito sobre como é o processo para ter uma carteira de habilitação carro e moto pode ser interessante ao usuário que ainda não sabe como ter a sua CNH.

É importante ter conhecimento sobre o que o seu público precisa e focar nessa necessidade, mostrando como a sua empresa pode ajudar na resolução dos problemas.

Uma dica é usar dados e argumentos de persuasão, que ajudam a informar, educar e engajar a sua audiência.

3 – Desejo

A sua empresa não pode ficar apenas no interesse – é preciso gerar o desejo no consumidor, para que ele possa caminhar até a compra.

Nesta etapa, o seu cliente já sabe que existe um problema e a solução pode ser a compra do seu produto ou serviço. Por isso, é o momento de mostrar as qualidades da sua empresa e seus diferenciais.

Por exemplo, você pode falar o quanto é fácil adicionar categoria d na sua CNH com a sua autoescola. Mostre que você domina o assunto e que o seu cliente terá grandes vantagens, se fechar negócio com a sua empresa.

Mas lembre-se: o volume de pessoas que chega até a etapa de desejo é muito menor do que as anteriores. Afinal de contas, alguns usuários acabam desistindo no meio do caminho, mesmo com estratégias para manter o interesse.

Isso não quer dizer que a sua estratégia falhou! Porém, vale dizer que esses clientes querem receber conteúdos ainda mais especializados.

Por essa razão, vale a pena investir na produção de materiais de alto valor, para manter um relacionamento saudável e duradouro com os consumidores.

4 – Ação

Após despertar o desejo no consumidor, é o momento de fazer com que ele tome alguma iniciativa – por exemplo, a compra. Mas, não só ela: a ação pode ser alguma outra coisa, como uma inscrição em uma videoaula.

Portanto, o papel da sua empresa é facilitar o caminho do cliente até a ação.

A dica é transmitir uma mensagem clara de como o cliente pode realizar a ação. Se pensarmos em um cartão de visita eletricista, por exemplo, o objetivo pode ser o contato do cliente e, por isso, é fundamental deixar o telefone bem aparente.

4 dicas para aplicar a AIDA no seu negócio

Tendo em vista todos os elementos da metodologia AIDA, chegou a hora de aplicá-la no seu negócio. A grande vantagem é que você não precisa de muito para usar o método na sua estratégia de marketing.

A seguir, separamos algumas dicas de como empregar a AIDA. Confira!

1 – Faça uma pesquisa de mercado

O primeiro passo é realizar uma pesquisa de mercado para conhecer quem são os seus clientes. Isso pode ser feito com um questionário para levantamento de dados ou com entrevistas com pessoas que já frequentam a sua empresa.

É importante levantar quais são as características mais comuns do seu cliente para traçar a persona (representação semi fictícia do seu consumidor).

Dessa forma, você saberá quem realmente está interessado na sua rede proteção, qual linguagem adotar, quais são os melhores canais de divulgação, entre outros

2 – Faça uma promessa

Para chamar a atenção do seu público, é comum que os conteúdos da internet ganhem títulos promissores e que respondam a uma pergunta. Por esse motivo, vale a pena investir em uma produção assertiva e que ganhe o interesse da audiência.

No caso dos textos, o título é o mais evidente. No entanto, em materiais audiovisuais, os primeiros segundos são cruciais para prender o usuário.

Sendo assim, faça uma promessa logo de cara e mostre que você entende do assunto.

3 – Abuse da criatividade

A informação é a grande moeda de troca da internet. Hoje em dia, é possível encontrar conteúdos sobre praticamente tudo.

Por esse motivo, é importante que a sua empresa abuse da criatividade para se destacar no meio dessa concorrência acirrada.

O público também é bastante exigente e não quer “mais do mesmo”. Por esse motivo, tente se diferenciar com algo novo, como uma curiosidade, uma linguagem adaptada, ou um canal inovador.

4 – Seja especialista

Para despertar o desejo de compra, é importante que a sua empresa se coloque como especialista no nicho de atuação.

Afinal, o consumidor está interessado na qualidade do seu produto ou serviço e na garantia que você pode oferecer.

Sendo assim, mostre em seus conteúdos que você domina o assunto e o quanto a sua empresa é bem vista por outros clientes. Uma dica é usar gatilhos mentais, como o de prova social, que ajudam a influenciar a decisão dos consumidores.

Conclusão

Já conhecida a metodologia AIDA? Se ainda não, o artigo de hoje teve a intenção de mostrar um pouco como funciona essa estratégia e como aplicá-la nas campanhas da sua empresa, tornando os seus conteúdos muito mais direcionados e assertivos.

Os benefícios desse método são inúmeros, visto que ele pode ajudar a aumentar o reconhecimento da marca e as chances de venda.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.