Mídia offline

Mídia offline: conheça as vantagens de continuar utilizando esse meio

Com a expansão da internet e o crescimento das redes sociais, muitas empresas esqueceram o quanto as mídias offline ainda são ótimos canais de comunicação com os clientes, oferecendo inúmeras vantagens em termos de marketing e propaganda.

Embora a forma de divulgação tenha sim se alterado, principalmente pela mudança de comportamento do consumidor, que está cada vez mais hiperconectado, isso não quer dizer o fim das campanhas offline, mas sim, um momento para a transformação.

Ora, se pensarmos bem, há formas muito criativas de reunir o online com o offline e atingir um grande número de pessoas.

Por exemplo, usar um cartão de visita manicure, com os sites e redes sociais do salão. Dessa forma, quem ainda não conhecia o estabelecimento na internet, tem a oportunidade de procurar novos canais.

Ou seja, o seu empreendimento pode se beneficiar muito também do offline.

O artigo de hoje vai falar mais sobre esse assunto, para que você conheça as vantagens de continuar utilizando as mídias offline. Acompanhe a leitura!

O que é marketing offline?

O marketing offline nada mais é que toda a divulgação, comunicação e publicidade que não utiliza a internet para se apresentar, focando nos meios tradicionais, como televisão, materiais impressos, outdoors, entre outros.

Por exemplo, quando uma empresa elabora um banner informativo para colocar em um determinado espaço público, tendo como principal objetivo divulgar um produto ou serviço, essa é uma estratégia de marketing offline.

Normalmente, as pessoas tendem a relacionar essa estratégia com uma comunicação massiva, que não traz a personalização de mensagens.

Mas isso é passado, visto que o marketing offline se adaptou para direcionar cada vez mais o seu conteúdo.

Isso quer dizer que quando vemos um banner com ilhos, a mensagem que ele traz é orientada a um público específico, com intenções singulares e trazendo um conteúdo personalizado, para atingir os seus potenciais clientes.

A diferença principal é que no marketing offline a mensagem vai até o cliente, e não o contrário (como ocorre em algumas estratégias online).

De qualquer forma, essas mídias tradicionais continuam sendo muito efetivas para aumentar o reconhecimento das marcas, contribuindo para a geração de brand awareness (consciência de marca), maior alcance da empresa e mais possibilidades de vendas.

Quais são as formas mais comuns de marketing offline?

O marketing offline é conhecido pela grande maioria do público. Afinal de contas, não vivemos 24 horas conectados e, uma hora ou outra, vamos acabar nos deparando com alguma mídia tradicional.

A seguir, conheça as formas mais comuns de fazer um marketing offline.

1 – Jornais e revistas

As publicações impressas têm um grande potencial de divulgação da sua empresa. Por exemplo, você pode divulgar um buffet de crepe em domicílio em uma revista especializada em festas.

Hoje em dia, além dos tradicionais anúncios em jornais e revistas, há a possibilidade de investir em um conteúdo publicitário, como uma reportagem divulgando a sua empresa, a notícia de lançamento de um produto ou serviço, entre outras abordagens.

2 – Rádio

O rádio é um meio de comunicação que está sempre presente. Muito disso deve-se à facilidade de consumo dos conteúdos sonoros, sendo que você pode ouvir enquanto dirige, cozinha ou faz outra atividade.

Por isso, essa mídia tem um grande potencial de divulgação. Não é à toa que até hoje muitas empresas investem na propaganda do rádio.

Fora que, por conta do seu alcance geograficamente localizado, é possível que as empresas regionais tenham um espaço maior, o que nem sempre ocorre na TV.

3 – Televisão

A televisão é um dos meios mais tradicionais para a divulgação offline, tendo um grande alcance em todo o Brasil.

No entanto, o investimento em propaganda na TV é muito alto, o que pode afastar alguns negócios. Mas isso é devidamente recompensado com o retorno em vendas, reconhecimento e expansão da marca.

4 – Peças publicitárias impressas

Há outras formas de divulgar o seu empreendimento offline, como o uso de cartão de visita para lanchonete, por exemplo, bem como ímãs de geladeira, bottons, folders, flyers e banners. Tudo isso engloba as diversas peças publicitárias impressas.

Neste caso, a grande vantagem está no custo baixo desses materiais, em conjunto com o alto potencial de divulgação, já que o conteúdo pode atingir diferentes pessoas.

As peças gráficas também são ótimas aliadas para aprimorar o atendimento nas empresas. Por exemplo, uma ficha caixa deve trazer o logotipo da marca, demonstrando a preocupação do negócio em oferecer algo profissional aos clientes.

5 – Outdoor

O outdoor é outro meio de divulgação físico com grande capacidade de atingir diferentes públicos. Contudo, vale a pena escolher um local estratégico, já que quanto maior é o fluxo de pessoas, maior é o impacto da sua propaganda.

Hoje em dia, é possível encontrar outdoors com uma tecnologia de ponta, com possibilidade de iluminação e até interação. Por isso, vale a pena verificar o quanto a sua empresa tem disponível para investimento.

6 – Embalagens

Você já ouviu a frase “a primeira impressão é a que fica”? Isso se aplica muito aos negócios, visto que várias pessoas compram produtos só por conta das embalagens.

Por isso, para quem trabalha com mercadorias, vale a pena investir em um invólucro diferenciado, com capacidade para se destacar da concorrência.

Aqui, vale a pena firmar parceria com alguém que trabalhe com impressora para gráfica rápida, com o intuito de imprimir as embalagens quando necessário, para que a sua empresa não fique em falta com os invólucros.

7 – Feiras e eventos

As feiras e eventos de negócios são ótimas oportunidades para divulgar a sua empresa, além de construir um rede de contatos (networking) bastante efetiva para a geração de novos negócios e parceiros futuros.

Inclusive, o seu próprio empreendimento pode planejar uma feira ou evento.

Esse tipo de marketing é muito eficiente para gerar uma experiência positiva da marca e, além disso, os participantes levam para casa vários materiais que lembram a sua empresa, como uma pulseira de identificação para festa.

8 – Brindes

Os brindes, como o próprio nome já diz, são pequenos mimos que as empresas dão aos seus clientes ou público, com a intenção de divulgar a marca e gerar algo de valor.

Por exemplo, quando você ganha uma caneta e um bloco de notas com o logotipo de algum negócio, ou então uma camiseta personalizada com a identificação visual do empreendimento.

É uma excelente forma de fazer marketing offline visual, sendo possível gerar valor para a audiência, conquistar potenciais consumidores e, além disso, fazer com que a sua empresa seja bem vista no mercado.

Como investir no marketing offline?

Diante de tantas possibilidades de investimento no marketing offline, é necessário que as empresas avaliem quais mídias atendem às suas necessidades e oferecem ótimas oportunidades para aumentar as vendas, de acordo com o público-alvo.

Sendo assim, para começar o seu planejamento de marketing offline, algumas dicas são:

  • Tenha objetivos claros do que você quer;
  • Defina as características do seu público-alvo;
  • Conheça o orçamento de cada uma das mídias;
  • Avalie onde sua audiência está para escolher o melhor canal.

Além disso, vale a pena também focar em estratégias para melhorar o atendimento ao cliente.

Afinal de contas, a abordagem comunicativa presencial também é algo que engloba o marketing e faz toda a diferença na reputação das empresas.

Devo escolher entre o marketing offline e online?

A resposta é não. Você pode investir em ambas estratégias, conforme os interesses do seu negócio. Hoje em dia, é muito difícil não estar presente na internet, por isso, a sua empresa tem a oportunidade de integrar os canais online e offline.

Uma dica é fazer uma comunicação integrada. Lembra do exemplo do cartão de visitas da manicure? Então, você pode ter uma estratégia semelhante.

Inclusive, há muitas empresas que desenvolvem flyers impressos com QR Code, para que o público possa saber mais sobre aquele assunto específico, ao acessar uma página na internet. As possibilidades são inúmeras!

Conclusão

Engana-se quem pensa que o marketing offline não existe mais. Basta darmos uma olhada pela janela e poderemos ver a grande quantidade de propagandas, outdoors e banners. Ou dar uma olhadinha na televisão, para saber que os anúncios não acabaram.

Tudo isso mostra o potencial do marketing offline, como uma das estratégias mais duradouras e efetivas do mercado.

Fora que, com o avanço da internet, a sua empresa tem a oportunidade de aparecer nas duas plataformas – tanto a online quanto offline. Desse modo, as chances de aumentar as vendas são muito maiores.

Por isso, se você ainda não deu uma chance para as mídias tradicionais, faça uma avaliação e comece a se planejar. Você verá como os resultados são incríveis!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.