Você provavelmente já sabe o que é um poliglota, que é uma pessoa que domina quatro ou mais idiomas, contando seu idioma nativo. Mas afinal, você sabe como funciona a mente de uma pessoa poliglota?
Se não, o nosso conteúdo com certeza vai ser de grande ajuda para você, pois vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o assunto. Dessa forma, você fica por dentro de como funciona a mente de um poliglota e pode até mesmo começar a se preparar para se tornar um.
Quer saber mais sobre como funciona a mente de uma pessoa poliglota? Basta acompanhar até o final do conteúdo que preparamos!
O que uma mente poliglota tem de diferente?
A mente dos poliglotas é diferente em vários sentidos. Isso porque o cérebro dos poliglotas tem mais massa cinzenta em áreas específicas, como no córtex pré-frontal e temporal esquerdo.
Essas áreas são responsáveis pela linguagem, memória de trabalho e atenção, habilidades fundamentais para que uma pessoa consiga falar em 4 idiomas diferentes. Além disso, a atividade cerebral como um todo é diferente em poliglotas quando considerando o cérebro de uma pessoa monolíngue.
Isso porque, durante o processamento de linguagem, os poliglotas têm uma menor ativação em áreas relacionadas à compreensão das palavras. Ou seja, um poliglota gasta menos energia cerebral para conseguir compreender as várias línguas que ele domina.
Abaixo vamos explicar detalhadamente todas as diferenças entre a mente de uma pessoa poliglota e uma pessoa monolíngue.
Maior capacidade de concentração
Aprender mais de um idioma exige uma grande capacidade de concentração, e para conseguir dominar 4 ou mais idiomas, é preciso ter uma concentração ainda maior, não é mesmo?
E essa é uma das maiores diferenças entre a mente de um poliglota quando comparado à pessoas que falam apenas a língua materna: maior capacidade de concentração. Isso acontece porque durante o aprendizado de um idioma é preciso saber reconhecer constantemente símbolos e associar esses símbolos a sons, de duas ou mais línguas e de forma simultânea.
Isso por si só aumenta a habilidade de se manter focado e concentrado, tornando o cérebro mais flexível e aumentando a concentração para qualquer tarefa realizada.
Maior facilidade com linguagens
Outra grande diferença na mente de uma pessoa poliglota é ter uma maior facilidade com linguagens, uma vez que se você já sabe 3 idiomas, aprender outro é muito mais simples. Porém, há também a explicação científica para isso, uma vez que a massa cinzenta de poliglotas se desenvolve em áreas específicas à captura e processamento de linguagens.
Ou seja, depois que você aprendeu um segundo idioma, vai ser muito mais simples aprender outro pois seu cérebro já está adaptado para lidar com várias línguas ao mesmo tempo.
Habilidade de multitarefas
Por ser capaz de alternar entre vários idiomas e conseguir se comunicar propriamente em cada um deles, a mente de uma pessoa poliglota tem mais uma diferença: a habilidade de multitarefas.
Ou seja, um poliglota tem muito mais facilidade de se concentrar e realizar mais de uma tarefa por vez, sem perder a eficiência e sem se distrair facilmente.
Maior capacidade de memorização
Ao aprender um novo idioma, precisamos memorizar uma grande quantidade de vocabulário, gramática e tudo mais que é preciso para se comunicar em outra língua. E isso faz com que várias áreas do cérebro relacionadas à memória, como o hipocampo, sejam estimuladas frequentemente.
Ou seja, ao ser um poliglota você tem uma capacidade tão grande de memorização que é suficiente para conseguir alternar entre os 4 idiomas que você fala sem precisar pensar muito sobre isso.
Então, que tal fazer um curso de inglês avançado e começar a se preparar para se tornar um poliglota?
Maior criatividade
Por último, mas não menos importante, a mente de uma pessoa poliglota tem uma alta capacidade de adaptação e de criatividade na hora de resolver qualquer tipo de problema. E é exatamente por esse motivo que muitos especialistas no assunto recomendam o aprendizado de idiomas ainda durante a infância, de modo a desenvolver ainda mais essas habilidades.
Agora você já sabe como funciona a mente de uma pessoa poliglota. Então, só precisa escolher quais os idiomas que você vai aprender para se tornar um poliglota e começar a estudar agora mesmo!