Entender como melhorar a experiência do colaborador é essencial para que as empresas cresçam e se destaquem no mercado. Afinal, são eles quem a mantém em funcionamento. Logo, devem ter acesso a tudo o que precisam para exercer suas funções, o que inclui boas ferramentas e um ambiente de trabalho saudável.
Afinal, não é segredo que a qualidade do trabalho depende diretamente das ferramentas disponíveis para sua realização. Ao mesmo tempo, isso também impacta na forma como os funcionários se sentem e percebem a companhia.
De acordo com o relatório Zendesk de tendências da experiência do funcionário, 52% dos colaboradores acreditam que o software que usam no dia a dia é desatualizado e difícil de operar.
Diante disso, 84% dos profissionais de employee experience (EX) concordam que melhorar o suporte para funcionários é uma prioridade para as empresas.
Sabendo que essas e outras práticas são essenciais para os resultados do seu negócio, o que você tem feito para contribuir com o desempenho do seu time?
Para te ajudar, neste post, explicamos o que é e como melhorar a experiência do colaborador, qual a importância dessa prática para o seu negócio e apresentamos dicas para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
O que é experiência do colaborador?
Experiência do colaborador, ou employee experience, é um conceito organizacional que se refere às sensações e percepções que um funcionário tem em relação ao seu ambiente de trabalho. Tais aspectos interferem diretamente na forma como ele atua, impactando, assim, na qualidade de suas entregas e em sua produtividade.
Com base nisso, não é difícil notar que a cultura organizacional desempenha um papel relevante na experiência do colaborador. Portanto, ela deve ser moldada, de modo a garantir o bem-estar dos funcionários e a qualidade de vida no trabalho.
Qual a relação entre cultura organizacional e experiência do colaborador?
Cultura organizacional é um conjunto de normas, valores e princípios morais e éticos defendidos por uma empresa. Esses elementos, combinados, influenciam na forma como os indivíduos interagem e se comportam no ambiente de trabalho, formando o que conhecemos como clima organizacional.
Logo, fica evidente a influência da cultura organizacional na experiência do colaborador, para o bem e para o mal. Portanto, podemos dizer que quanto melhor for o clima no ambiente de trabalho, melhor será o desempenho dos funcionários.
Sendo assim, desenvolver estratégias com foco no bem-estar e na qualidade de vida do trabalhador é uma medida relevante para o crescimento e sucesso da sua companhia.
Como melhorar a experiência do colaborador? 6 dicas
Entender como melhorar a experiência do colaborador e aplicar isso na sua empresa certamente irá gerar muitos benefícios para o seu negócio. Pensando nisso, listamos abaixo dicas que vão te ajudar a melhorar o employee experience na sua empresa.
1. Cultive uma cultura organizacional positiva
Como vimos, a cultura e o clima organizacional influenciam diretamente na experiência do colaborador. Logo, é importante que se crie um ambiente saudável.
Para tanto, a empresa deve disseminar valores alinhados ao que busca. Por exemplo, estimulando a boa convivência entre todos, independentemente do nível hierárquico, para, assim, construir relações pautadas no respeito e na empatia.
2. Incentive um ambiente de trabalho inclusivo e colaborativo
Um ambiente de trabalho só é saudável quando todos os presentes se sentem confortáveis e livres para ser quem são. Isso pode ser um grande desafio para as empresas, porém, é indispensável para aprimorar a experiência do colaborador.
A melhor estratégia para atingir este objetivo está na implementação de políticas e programas de inclusão, visando criar um ambiente diverso, onde todos se sintam à vontade e sejam encorajados a colaborar uns com os outros em prol da empresa.
3. Implemente a cultura do feedback
Implementar uma cultura de feedback significa estimular a comunicação, criando um espaço favorável para que os colaboradores conversem sobre seu desempenho e estejam abertos a ouvir, avaliar e serem avaliados, visando seu aprimoramento.
Quando bem aplicado, o feedback é uma ferramenta poderosa para o crescimento da organização, contribuindo para melhorar a experiência do colaborador.
4. Tenha um bom programa de benefícios e remuneração
Ninguém trabalha apenas por amor à empresa. As pessoas têm contas a pagar e esperam ser valorizadas e remuneradas de acordo com o esforço que dedicam ao trabalho. Portanto, ofereça um pacote de benefícios atraente e um bom salário.
5. Ofereça oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional
Ao perceber que não há para onde evoluir dentro da empresa, o colaborador se sente estagnado e desmotivado. A solução está em oferecer oportunidades para que ele evolua profissionalmente, como um plano de carreira, cursos e treinamentos.
6. Aprimore a comunicação interna
A importância da comunicação interna vai além de transmitir o que precisa ser feito. É preciso saber se comunicar de forma assertiva e, é claro, ter meios para isso.
É aí que entra a tecnologia, por meio de plataformas de comunicação que permitem que o trabalho se desenvolva de forma colaborativa, e de sistemas de gestão, como um software de CRM, que possibilita o armazenamento, acesso e compartilhamento de dados e informações, evitando ruídos na comunicação empresarial.
Como a tecnologia ajuda a experiência do colaborador?
Não é de hoje que boa parte da comunicação dentro de uma empresa é mediada pela tecnologia. Ademais, muitas atividades dependem de softwares específicos. É o caso do suporte ao cliente, por exemplo, realizado por meio de um sistema de chat.
Não é difícil imaginar que quando esses sistemas não funcionam de forma satisfatória, a experiência do colaborador fica comprometida. Isso gera frustração e insatisfação, prejudicando seu desempenho e os resultados da empresa.
Neste sentido, a tecnologia contribui para a experiência do colaborador à medida que fornece acesso às funções e informações necessárias para o desempenho de suas atividades. Sendo assim, contar com ferramentas eficientes faz total diferença na maneira como trabalham e se relacionam com a empresa.
Neste post, abordamos vários pontos importantes para garantir um ambiente de trabalho saudável e favorável ao desenvolvimento profissional. Seguindo essas dicas, quem sabe a sua empresa se torne um case de experiência do colaborador.
Agora, para saber mais sobre o assunto e ficar por dentro do que é tendência na área, confira o relatório Zendesk de tendências da experiência do funcionário.