O mercado do e-commerce surgiu para facilitar a vida dos compradores, e também para quem já possui um negócio na internet.
Seja profissionais liberais ou empresas que já possuem loja física, estar na internet apresenta novas oportunidades, de reconhecimento da sua marca e facilidades para suas vendas.
No entanto, para a empresa que deseja entrar na era digital, é preciso se adaptar as ferramentas existentes, usando o marketing digital para alcance de melhores resultados.
Se você já possui seu espaço virtual e quer dicas para alavancar o seu e-commerce através do marketing digital, leia este artigo até o final e aprenda a destacar o seu negócio.
Crie conteúdos relevantes
Para quem vende produtos ou serviços online, os desafios de se manter entre a concorrência pode ser bem disputado, isso porque existem diversas lojas online oferecendo o mesmo produto que o seu.
Ao abrir um espaço online, seja para vendas de produtos esportivos como a store shopnet ou prestando algum serviço, você precisa mostrar o que te diferencia dos demais concorrentes, achando formas para valorizar os seus produtos.
Criar conteúdo online é uma das melhores alternativas para investir no Marketing Digital, podendo ser usado como um direcionador de interesses da sua persona.
Através do conteúdo para blogs e nas mídias sociais, você consegue criar um funil de vendas para o seu negócio, com assuntos relevantes que agradam o leitor.
O uso de palavras-chave e técnicas de SEO permitem a produção de um conteúdo original, que pode ser usado em ferramentas de divulgação como as redes sociais, na descrição dos produtos no site e a construção do e-mail marketing.
Essas ferramentas se interligam, precisando estar com uma escrita bem alinhada aos interesses dos seus clientes.
Aposte no e-mail marketing
Conhecido como o fundo do funil de vendas, o e-mail marketing é uma ferramenta bem importante para o e-commerce.
É através desse canal que você se relaciona virtualmente com o seu cliente, se tornando mais próximo de fechar o negócio.
Para um bom desempenho, é preciso segmentar a sua base de contatos de acordo com os interesses do cliente.
Dessa forma, crie um planejamento de envio de e-mail para manter essa interação, criando bons títulos, verificando a quantidade que foram abertos e se as chances de conversão para clientes são verdadeiras.
O cuidado com a escrita no e-mail é importante, pois dessa forma você garantirá a abertura do seu conteúdo, que pode ser direcionado para efetivação de compras no seu site.
Em suas campanhas utilizando o e-mail marketing, investir na escrita, imagens e nos links clicáveis são essenciais, além de se tornarem chamativas para o seu blog ou site.
Invista em planos de benefícios
Os benefícios e planos para fidelizar clientes já é uma prática bem comum no comércio, e no e-commerce não poderia ser diferente.
Você pode oferecer além de cupons de desconto, os planos de pontuação e frete grátis que ajudarão nas estratégias de fidelidade ou conquista do novo cliente.
Essa dica também pode ser usada para criação de novas campanhas de marketing, através da métrica que você terá com esses resultados.
Neste sentido, os planos de benefícios envolvem um diferencial do seu negócio, ajudando na visibilidade dos seus produtos e/ou serviços e, consequentemente, atraindo mais clientes.
Viu só, é possível atrair mais clientes com simples estratégias de marketing digital, mas sempre levando em consideração quem é o seu público nesta questão.