UX e UI design são dois conceitos importantes para as empresas que investem em marketing digital.
Mas, apesar de serem diferentes, muitas pessoas os confundem, o que acaba atrapalhando seu uso nas estratégias digitais.
As empresas mais conhecidas do mundo, como Google, se preocupam muito com esses pontos na hora de oferecer seus produtos e serviços.
Embora sejam aplicados pelas grandes corporações, UX e UI são totalmente acessíveis aos pequenos negócios e fazem toda a diferença na obtenção de resultados.
A experiência do consumidor se tornou um dos pontos mais importantes para as marcas, pois desde o primeiro contato das pessoas com as empresas, até o momento da venda, é necessário que todo o processo seja positivo.
O consumidor moderno quer se sentir importante para as organizações quando acessam seu site, entram em contato, fazem uma compra, registram uma reclamação e assim por diante.
Unindo isso à necessidade de construir uma boa presença digital, entender o conceito de UI e UX é crucial para o sucesso do negócio.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar as diferenças entre eles, as habilidades que cada um apresenta e mostrar seus benefícios.
Entenda as diferenças entre UI e UX
Existem várias diferenças entre UX e UI, e uma que se destaca bastante é que UI só existe por meio da interface visual.
Se não houver uma tela, não existe UI, mas isso não se aplica ao UX, isso acontece porque a sensação do usuário em relação à sua experiência de navegação não está relacionada à uma tela.
Inclusive, um fabricante de mochila corporativa personalizada pode proporcionar uma experiência mais agradável se seu designer for capaz de eliminar algumas etapas de uso, por exemplo, reduzindo as telas.
Outra diferença importante é que o UI guia o usuário enquanto o UX torna a navegação mais agradável. Em outras palavras, UI deixa a navegação fácil de entender e simplifica as ações que devem ser realizadas.
No entanto, nem mesmo o site mais perfeito vai agradar os visitantes se não oferecer todas as informações que eles esperam.
Existem boas práticas, como processo racional, que facilita a navegação por sites e aplicativos. Por exemplo, nos países ocidentais, as pessoas leem de cima para baixo e da esquerda para a direita.
O UX é mais complexo e seu papel é desencadear emoções positivas nos usuários, mas isso depende muito de quem eles são, em qual situação usam a aplicação, dentre outros fatores.
Quais são as habilidades de UX e UI?
UX é uma sigla para User Experience, que em português significa experiência do usuário, ou seja, é como uma pessoa se sente ao usar um produto ou serviço digital oferecido pela organização.
Ele também está relacionado com a sensação do usuário ao usar o produto oferecido, como no caso de um blog, aplicativo ou sistema.
Dentro de um fabricante de brindes personalizados para clientes, o profissional que trabalha como UX designer é responsável pela estética da plataforma.
Seu objetivo é garantir uma experiência positiva para as pessoas, com base em seus comportamentos, oferecendo boa usabilidade, utilidade e conveniência, toda vez que interagirem com o produto.
Dentre as habilidades necessárias estão:
- Arquitetura da informação;
- Projeto de interação;
- Fluxos de tarefas;
- Wireframes;
- Wireflows;
- Sitemaps.
Ele também é responsável por realizar testes de usabilidade e mensurar os resultados. Por conta disso, mais do que conhecimentos técnicos, esse profissional precisa ser comunicativo, ter bom raciocínio lógico, criatividade e estar atento às tendências.
Quanto ao UI designer, é responsável por criar o design de um aplicativo ou site, de modo a garantir uma boa experiência ao usuário, com base no planejamento do UX.
Para que o site de uma empresa de guincho 24 horas mais próximo ofereça valor para o público e seja capaz de encantar clientes, fortalecer a marca e gerar conversões, precisa contar com um profissional que tenha diferentes habilidades.
Ele precisa conhecer Adobe XD, Sketch, Figma, Photoshop e Illustrator. Por meio dessas ferramentas, é possível criar esboços e protótipos, por meio da seleção de cores e outros elementos que tornam a interface amigável.
Entendendo os conceitos
Antes de falar sobre os benefícios dessas estratégias, é fundamental entender um pouco mais sobre o conceito delas.
Como falamos, UX é a experiência do usuário, de modo a atender todas as necessidades dos visitantes que acessam o site de uma empresa.
Vamos supor que uma pessoa acesse o site do seu negócio porque deseja entrar em contato com um vendedor. Depois de procurar por muito tempo, encontra um link, no entanto, o formulário está com defeito e a pessoa tem dificuldades para pedir orçamento.
Só de precisar procurar o link, o visitante pode se sentir frustrado, mas isso piora quando as tentativas são em vão.
Por outro lado, no site de uma prestadora de serviço de corte a laser em tecido o processo foi muito mais simples, o que garantiu uma experiência positiva para o visitante.
É necessário ter em mente que mesmo que a pessoa não se incomode em tentar várias vezes, talvez ela não se sinta tão disposta a continuar a conversa quando receber o contato do vendedor.
Isso quer dizer que uma boa experiência é fundamental para gerar oportunidades de vendas e aumentar o sucesso do negócio.
UI, por sua vez, é uma sigla para User Interface, que em português significa interface do usuário, e seu propósito é guiar o visitante pela aplicação durante todo o tempo que ele navega pela plataforma.
Vamos supor que uma pessoa visite o site de uma escola de aula de meditação para iniciantes, e essa empresa deseja que o usuário realize algumas ações específicas.
Se o site tiver uma boa interface, garante uma navegação de qualidade e leva o visitante a tomar as decisões que a empresa espera de maneira natural.
Por exemplo, se o objetivo é fazer com que a pessoa entre em contato com um vendedor, tudo o que está presente na página deve colaborar com essa decisão.
Benefícios do UI e UX design
Investir nessas práticas traz muitos benefícios para os negócios, e dentre aqueles que mais se destacam estão:
Aumento das conversões
Independentemente das estratégias usadas pela empresa, seu propósito é sempre aumentar o número de conversões.
É justamente por isso que elas capricham no design de interfaces e garantem uma experiência completa para os visitantes.
Depois de trabalhar com UI e UX e obter resultados positivos, um escritório de arquitetura especializada em projeto condominio residencial pode continuar otimizando seus esforços para alcançar seus objetivos.
Fortalece a marca
Qualquer marca que se preocupe em oferecer uma experiência completa aos seus clientes possui canais digitais muito melhores do que os de seus concorrentes.
Tudo dentro do universo digital é compartilhado, independentemente de ser uma experiência feliz ou frustrante, as pessoas vão compartilhar o que vivenciam com suas marcas preferidas.
Em outras palavras, as pessoas vão comentar pelas redes sociais e com os seus conhecidos como foi o processo de compra com o seu negócio.
Nesse contexto, a qualidade do trabalho de UI e UX determina se elas vão falar bem ou mal da sua empresa.
Ajuda a encantar e a reter os usuários
Uma empresa de blindagem de automóveis pode ter como métrica de sucesso dentro de seu site e aplicativo o tempo que o visitante permanece em suas páginas.
Isso acontece porque esse indicador mostra o nível de engajamento do público e é fundamental para o sucesso de um projeto.
Se o seu negócio se baseia na mesma premissa, é fundamental unir uma boa interface com uma experiência de uso positiva.
Esses conceitos ajudam a reter e encantar os visitantes, aumentando o tráfego, gerando engajamento e estimulando as recomendações.
Gera valor para o público
Por meio de uma interface bem projetada e conhecendo as características da persona do negócio, uma loja de móveis para clínica de fisioterapia consegue gerar valor para seu público.
Gerar valor para as pessoas é muito importante e nunca é demais, isso porque mesmo que os visitantes não estejam prontos para comprar um produto ou serviço, vão voltar ao canal se as estratégias de UI e UX forem bem aplicadas.
Considerações finais
Sendo assim, ao longo do artigo foi explicado que UX e UI são dois termos intimamente relacionados, embora não signifiquem a mesma coisa.
De qualquer forma, é necessário usá-los em conjunto para fortalecer as estratégias digitais da marca. Isso porque quanto mais o público se sente bem, maiores são as chances de conversão, o que vai impactar positivamente nos lucros.