Estamos em uma constante de avanços ocasionados pela era digital. Tais avanços criaram novas oportunidades e obrigaram empresas de diversos segmentos a acompanharem novos comportamentos e interesses do consumidor online. E, em 2020, o mercado digital não poderia ser diferente. As estratégias passam a ser, cada vez mais, focadas no consumidor.
Entre 2017 e 2018, os negócios e as agências de marketing digital se enxergaram em uma corrida em busca do sucesso do cliente. Uma percepção ainda muito recente, mas que tem se tornado o verdadeiro diferencial no cenário mercadológico.
No próximo ano, a tendência em busca da melhoria da experiência e do sucesso do cliente continua. Ao longo deste artigo, contaremos alguns fatores que devem ser a base do mercado digital em 2020.
Tendências do mercado digital em 2020
Primeiro, vale lembrar que muitas estratégias que estouraram nos últimos anos, como o inbound e o marketing de conteúdo, seguem sendo aperfeiçoadas. A humanização e personalização das estratégias se tornam ainda mais necessárias. E isso significa que toda estratégia de mercado de um negócio precisa ser repensada. Do planejamento interno ao atendimento final ao cliente.
Isso acontece porque não basta, apenas, gerar leads. Mas entendê-los, classificá-los e nutri-los de forma adequada, com base em seus objetivos pessoais. Neste sentido, algumas estratégias recebem ainda mais atenção, veja a seguir.
Atacadistas estão crescendo na internet
Estão crescendo cada vez mais as buscas por itens no atacado em e-commerce. Muitos lojistas têm dificuldade de encontrar fornecedores vip brasil, então um bom investimento, se você for fabricante ou conseguir produtos por um bom preço de um, é ter uma loja virtual para revendedores. Você pode vender lingerie, roupas, artigos eletrônicos, artigos decorativos, entre outros.
UI e UX Design
Adaptar interfaces online e produtos para garantir a melhor experiência para o usuário é um requisito que chega ainda mais forte ao mercado digital 2020.
Com o UI, User Interface, o objetivo é simplificar a vida do usuário no consumo de qualquer tipo de solução ou informação.
Já com o UX, aliado ao UI, o intuito é fazer com que as experiências de consumo sejam significativas e dotadas de valor. Ou seja, realmente úteis para o usuário e consumidor.
Tais percepções se aplicam a produtos em geral, sites, aplicativos e landing pages. Conteúdo para redes sociais e carrinhos de compra não ficam de fora. No e-commerce, por exemplo, oferecer uma ótima experiência de compra significa sair à frente dos demais concorrentes.
“É importante que haja uma preocupação com a excelência na experiência do usuário. Isso impacta todas as rotinas do mercado digital, desde campanhas adwords até estratégias de e-mail marketing e otimização e criação de sites. Todas as equipes, do planejamento até a ponta final de atendimento, devem estar prontas para essa fase com foco total no usuário”, ressalta Marcos Calixto.
Adaptação às pesquisas por voz
Como o intuito é simplificar a experiência do usuário, o Google tem aperfeiçoado seus resultados de busca baseados em pesquisas por voz com foco no mobile. Por isso, para atender a essa nova demanda, as empresas precisam adaptar suas estratégias de marketing digital, conte com um consultor de otimização de sites. É ideal entender as diferenças entre as pesquisas por texto e voz para alcançar as melhores colocações no Google e, assim, gerar mais tráfego, reconhecimento de marca e vendas.
Valorização das comunidades
As comunidades de usuários com base em interesses em comum estão se fortalecendo. Vale a pena, então, ficar de olho nessa tendência para conseguir se aproximar do seu público-alvo com mais facilidade. Ah, mas sem esquecer de personalizar a comunicação, em?
Diante das perspectivas do mercado digital 2020, é comum que empreendedores questionem por que investir em um negócio digital. A resposta para esta pergunta está nas tendências que citamos acima. Os usuários passam a consumir mais e comprar mais pela internet e valorizam experiências qualificadas.
Por isso, negócios como e-commerces se tornam o investimento perfeito. Mas, lembre-se, é necessário haver uma estratégia assertiva, geralmente consolidada pela expertise de uma agência de marketing digital.