Lançamento perpétuo é uma estratégia que dá muito resultado e por isso caiu no gosto dos profissionais de marketing. Nos últimos anos a quantidade de novidades que a esfera digital trouxe para o mundo é algo realmente espantoso, inclusive como possibilidades comerciais, como é o caso do lançamento perpétuo, uma estratégia incrível de venda.
De fato, as modalidades de vendas, de criação de conteúdos, de infoprodutos ou mesmo disseminação de soluções mais antigas são cada vez mais ventiladas na internet. O que antes se limitava ao e-mail marketing, mas hoje evoluiu e muito.
Para ter uma noção disso basta abrir um motor de busca e pesquisar por algo como acessórios para piscinas, que logo você encontrará centenas ou mesmo milhares de resultados, com uma assertividade incrível e customizado para suas necessidades.
Por exemplo, se você pesquisa pelo celular com sua localização ativada, o buscador já aciona a função de mapa e de GPS para traçar uma rota viável para o estabelecimento mais próximo de você que vende o produto ou serviço pesquisado.
Além dos grandes motores de busca, temos outro universo digital que também tem gerado uma quantidade enorme de oportunidades.
São as redes ou mídias sociais, que concentram milhões de pessoas como uma audiência cativa.
Isso quer dizer que essas pessoas não estão ali apenas para trocar fotos do fim de semana ou conversar com parentes, amigos e amigas.
Na verdade, a audiência delas é importante e pode ser facilmente convertida para fins comerciais.
Quem não está acostumado com o funcionamento dessas plataformas pode achar estranho ou nem ter noção de como funcionam os anúncios por ali.
Mas, a ferramenta é muito mais assertiva do que antigas estratégias de marketing e publicidade.
Afinal, quando se anunciava em outdoor, no rádio ou mesmo na televisão, nada podia garantir quantas pessoas realmente consumiram aquela propaganda.
Já na internet há relatórios e métricas detalhadas que apontam isso com enorme precisão.
Portanto, quando uma loja de móveis para escritórios decide anunciar algo, ela não vai perder dinheiro para aparecer para jovens universitários que não têm nem escritório, nem interesse nesse tipo de solução. Mas, sim para atrair, por exemplo, empresários e gestores.
Também é aí que entram as estratégias de modelo de venda, que podem ir desde a venda de impacto baseada no gatilho da escassez, até o lançamento perpétuo que vamos aprofundar aqui, mostrando bem do que se trata enquanto recurso comercial.
Até porque, pouca gente sabe, mas uma simples mudança no modo como você faz seu pitch de vendas já pode transformar consideravelmente seus resultados, para mais ou para menos. A modalidade em que o produto fica disponível também influencia muito.
Daí nossa decisão de desenvolver este texto aprofundando não apenas no que é o lançamento perpétuo, mas também em suas diferenças para outros tipos de lançamento, além de dicas práticas sobre como fazer e o que esperar disso tudo.
Também daremos exemplos práticos que possam ilustrar bem as várias possibilidades abertas por essa estratégia ou recurso para a empresa que recorrer a isso.
Assim não ficamos apenas em conceitos e abstrações teóricas que às vezes não ajudam em nada.
Até porque, é interessante dar exemplos de vários nichos e segmentos distintos, pois hoje a estratégia do lançamento perpétuo já está tão testada e evoluída que ela pode ser aplicada a qualquer setor, seja de vendas ou de acessório para janelas.
Por isso mesmo, se o seu interesse enquanto leitor é compreender de uma vez por todas como uma fórmula relativamente simples pode ser usada para impulsionar suas vendas, aumentando a conexão com o público, basta seguir adiante até o fim.
Sobre fórmula de lançamento
Esse tipo de fórmula de lançamento perpétuo já é bastante conhecido nos EUA, porém, no Brasil essa estratégia só começou a se disseminar em massa nos últimos anos.
Trata-se de algo eminentemente comercial, voltado para um nível bem maior de racionalização do processo de vendas, com vistas a aumentar a chance de captar mais clientes no menor tempo possível.
Tanto que um bordão dessa área é o famoso “6 em 7”, que significa fazer ao menos seis dígitos em sete dias de vendas, isto é, de carrinho aberto, ou seja, a partir de R$ 100 mil de faturamento a pessoa já conseguiu atingir esse patamar.
Lembrando que a fórmula potencializa tanto o comercial da empresa que alguns falam em 7 em 7, 8 em 7 ou mesmo múltiplos 8 em 7, ou seja, chega-se a fazer dois, três ou até mais de três milhões de reais em apenas uma semana de carrinho aberto.
Mas, para uma empresa como uma fabrica de salgados chegar a esse nível de maturidade e de eficiência de processo, antes é preciso definir qual tipo de fórmula de lançamento ela vai seguir, o que depende de vários fatores.
Na prática as modalidades mais conhecidas são, justamente:
- Lançamento perpétuo;
- Lançamento de afiliado;
- Lançamento interno;
- Lançamento externo;
- Lançamento semente;
- Lançamento relâmpago.
Entre outros que surgiram depois e que, muitas vezes, são adaptações de um desses acima, para aplicação no caso a caso ou uma mistura entre alguns, como modo de acelerar mais ainda os resultados.
Em todo caso, o que precisa ficar bem claro é que a fórmula de lançamento, seja qual for o modelo aplicado, consiste justamente nessa racionalização do funil de vendas, com foco em ampliação das possibilidades e dos recursos.
Ou seja, é um apanhado de estratégias que potencializam incrivelmente as vendas, sobretudo com foco no marketing digital, tanto para produtos como trocadores de fraldas, quanto para serviços, o que torna o recurso ainda mais incrível.
No fundo, é como se a fórmula fosse uma “fordização” (espécie de linha de montagem ou esteira industrial) do processo de vendas.
Seu inventor é Jeff Walker, um norte-americano, mas quem a popularizou no Brasil foi Érico Rocha.
O que é o lançamento perpétuo?
Talvez você já tenha ouvido falar no termo evergreen, que do inglês quer dizer algo como “sempre verde”, ou “sempre maduro”.
Ele é aplicado em vários segmentos, como no jornal e na redação digital, em que significa um texto não datado.
Assim, se você fala do início da pandemia de 2021, por exemplo, você está datando aquele conteúdo, mas se evitar isso, ele pode se manter oxigenado por mais tempo.
Pois bem, esse termo migrou também para o universo das fórmulas de lançamento. Aqui ele significa um produto ou serviço que, em vez de bater no gatilho de escassez e dizer que sairá de disponibilidade em poucos dias, estará sempre presente.
Ou seja, o carrinho estará sempre aberto para vendas, como alguém que vende caixas em MDF em cuja loja virtual sempre há a opção de comprar, pagar e escolher a forma de envio.
Um aspecto fundamental dessa modalidade é que dizem que ela funciona melhor se você já tiver feito um lançamento semente antes, ou um lançamento interno.
No caso da semente você faz toda uma pesquisa sobre as demandas do público, para só depois vender algo sob medida.
No caso do interno, você foca em um banco de leads que já tem, com pessoas que já conhecem bem sua solução.
Nos dois casos, o esforço é sempre o mesmo: evitar que o fato de seu lançamento perpétuo deixar o carrinho sempre aberto desestimule a compra.
Afinal, sejamos realistas, pois o ser humano é inclinado a pensar “ah, se posso comprar amanhã, porque farei isso hoje?”.
Assim, a pessoa vai se auto enganando e acaba que não compra nunca. Esse risco é muito grave e pode pôr tudo a perder.
As vantagens mais marcantes do Lançamento perpétuo
Falando sobre o risco de o cliente desanimar por não ter uma pressão de comprar rápido, pode parecer que o formato perpétuo não funcione.
Mas, não passa de uma impressão, pois há outros gatilhos que compensam isso e mostram as vantagens.
Por exemplo, uma empresa que vende varal de paredes pode fazer vários lançamentos e campanhas dentro do mesmo produto que está no perpétuo.
Ou seja, assim que você sentir que uma quantidade boa de leads já se acumulou, é possível começar do zero e reapresentar sua solução.
Neste caso, não muda quase nada o carrinho estar aberto ou fechado, pois os gatilhos de venda estarão ali presentes.
Os pontos indispensáveis do Lançamento perpétuo
Por fim, além de entender as vantagens e diferenças do perpétuo em relação a outras fórmulas, é preciso entender o que não pode faltar nesta que estamos focando aqui.
Basicamente, uma empresa de cursos de vendas vai precisar de um produto bem definido, a criação de uma página de vendas (landing page), postagens diárias e toda uma linha editorial.
Alguns chamam essa fase de CPL (Conteúdo Pré-Lançamento), que consiste justamente em encher o público de testemunhos, cases de sucesso, provas sociais e reforço de sua autoridade, para que na abertura do carrinho ele queira comprar.
Dicas finais sobre o lançamento perpétuo
Sendo assim, em poucos anos a fórmula de lançamento perpétuo tem se popularizado cada vez mais no Brasil, mostrando que ela pode mesmo revolucionar o comercial de uma empresa.
Com as dicas e informações trazidas e aprofundadas acima, fica ainda mais fácil entender o que é essa estratégia de lançamento perpétuo e como aplicá-la com boas margens de sucesso.