Possuir vários cartões de crédito pode ser uma bomba para pessoas sem controle financeiro por causa da alta taxa de juros recorrente. Significa que não é recomendável ter mais de um cartão de crédito? Isso depende!
Se você é uma pessoa organizada que sabe como administrar seu dinheiro, então ter vários cartões à sua disposição não é um problema. Se você não consegue controlar suas finanças, eles podem se tornar seus inimigos de bolso.
Para ajudá-lo a evitar problemas com cartão de crédito, preparamos um conteúdo especial para você. Continue lendo e divirta-se!
Verifique a data de vencimento da fatura
A primeira dica é ficar atento aos prazos das faturas de cartão de crédito, pois quanto mais próximos da data da folha de pagamento, maior a probabilidade de pagamentos pontuais.
Classifique os cartões por categoria
Uma dica importante para evitar bagunçar os cartões é classificá-los, ou seja, utilizá-los para finalidades diferentes. Por exemplo: há um cartão para pequenas compras diárias e um cartão secundário para compras maiores e caras.
Já está em dívida? Sabe o que fazer
Se você já está endividado, pode ser uma boa opção tentar negociar o parcelamento no cartão e evitar gastar antes do fim do parcelamento. Outra possibilidade é que a taxa de juros aplicada ao empréstimo seja inferior à taxa de juros do cartão. Porém, é importante lembrar que a segunda opção é uma “troca” de dívida, pois você está tomando emprestado outra dívida para saldar o cartão.
É importante notar que a parcela do empréstimo deve caber no seu bolso, certo? Para evitar que suas contas cresçam como uma bola de neve, é necessário incluir o valor da prestação do empréstimo (se necessário) em seu orçamento mensal.
Pagamento parcelado ou em dinheiro?
Um ponto que vale a pena enfatizar é o pagamento por produtos ou serviços. É melhor pagar à vista ou parcelado? Embora a segunda opção dê a você mais controle sobre outras despesas, você corre o risco de comprar mais mercadorias a prazo, o que pode causar problemas financeiros.
O lembrete é que todas as taxas devem ser pagas à vista ou parcelado. Lembre-se que não se trata de uma regra, e as instruções para compra à vista ou parcelado podem variar de acordo com a realidade de cada pessoa.
Tornamos isso mais fácil?
Esperamos que este conteúdo ajude você a administrar melhor sua vida financeira, afinal, esse é o nosso principal objetivo. Se você tiver alguma dúvida sobre o seu cartão de crédito, deixe uma mensagem abaixo.