Atualmente, no marketing digital, existe uma série de estratégias para você investir, sendo o SEO uma das principais.
E sabe por quê? Porque o Search Engine Optimization está diretamente relacionado a maneira como o seu site (ou blog) está posicionado no Google (“só” o maior buscador do mundo).
Entendendo a importância do SEO
Quando você quer encontrar uma informação, comprar algum produto, contratar algum serviço, etc., geralmente você acessa o Google para fazer pesquisas, certo?
Pois então, assim como você, milhões de pessoas acessam esse buscador diariamente, inclusive, para pesquisar sobre o que você vende.
Agora, se o seu site não aparece nos primeiros resultados quando um cliente pesquisa por uma palavra-chave associada ao que você vende, como é que ele te encontrará e fechará um negócio?
Portanto, se você quer que o seu site ou blog seja encontrado pelas pessoas no Google, é de suma importância investir em SEO.
E no que consiste o SEO?
De forma simples, o SEO é um conjunto de técnicas e otimizações realizadas em sites e blogs para que estes apareçam na primeira página do Google, quando alguém fizer uma busca.
Então, por exemplo, vamos supor que você tenha uma empresa que vende instrumentos musicais.
Se o seu site tiver um SEO bem feito, a tendência é que quando potenciais clientes fizerem buscas como “violão infantil”, “guitarra para canhoto”, “cavaquinho”, “violino eagle”, etc. o seu site apareça nos primeiros resultados e seja acessado por inúmeras pessoas.
E, porque falamos sobre “primeiros resultados” e “primeira página do Google”? Porque, de acordo com diversas pesquisas, a maioria dos usuários na internet não acessa as páginas 2, 3, 4 em diante.
Então, se o seu site não estiver na primeira página para buscas relacionadas ao seu nicho, dificilmente ele será encontrado pelos usuários na internet.
Veja a seguir os principais motivos para investir em SEO.
Principais motivos para investir em SEO
Maior visibilidade e tráfego
Como dissemos mais acima, se o seu site está bem posicionado para diversas buscas, ele será visto e acessado por inúmeras pessoas. Ou seja, ele terá uma maior visibilidade, além de um tráfego recorrente.
E isso é de suma importância, pois de pouco adianta você ter um super site, bonito, rápido, etc., se não tem ninguém acessando ele.
Portanto, se você quer que o seu site ou blog seja acessado e tenha mais visibilidade, você precisa investir em SEO.
Credibilidade e fortalecimento da marca
A cada ano que passa, o Google vem fazendo diversas mudanças e otimizações para proporcionar os melhores resultados quando usuários fizerem buscas.
Então, não é qualquer site ou qualquer blog que aparece na primeira página.
O Google preza por aqueles sites e blogs que são de qualidade, que são relevantes e bem otimizados.
Portanto, se o seu site está posicionado nos primeiros resultados, é porque ele não é “qualquer um”. E isso, claro, gera mais credibilidade e fortalecimento da marca.
Baixo custo
Para que o seu site esteja nos primeiros resultados orgânicos do Google, você não precisa pagar.
É claro que é necessário um investimento em SEO, porém, estar nas primeiras posições não tem custo. O Google não irá cobrar de você pelo seu site estar lá – diferentemente do acontece com os anúncios.
Quando você faz uma busca e alguns resultados aparecem com a palavra “anúncio” ao lado, é porque aquela pessoa ou aquela empresa pagou para estar ali e se ela parar de pagar, ela simplesmente some dos resultados – o que não acontece com o SEO.
Destaque da concorrência
Hoje em dia, qualquer empresa pode ter um site, inclusive os seus concorrentes.
Porém, se você investe em SEO e eles não, pode ter certeza que eles estarão atrás de você quando um cliente em potencial fizer uma busca.
Então, se você quer que a sua empresa se destaque da concorrência, é de suma importância investir em SEO.
Fácil de mensurar
Para saber se as suas ações e otimizações de SEO estão indo bem, você precisa monitorá-las e mensurá-las.
E a boa notícia é que com ferramentas como Google Analytics, Google Search Console e SEMrush (esta última paga), você consegue fazer isso sem grandes complicações – o que é ótimo para saber o que está trazendo resultados e o que precisa ser mudado/melhorado.
Ok, e como aplicar o SEO em seu site ou blog?
Bom, para aplicar o SEO em seu site ou blog, existem diversas ações e otimizações para fazer, como:
- Escolher bem as palavras-chave;
- Produzir conteúdos relevantes e de qualidade;
- Utilizar meta tags (title, meta description, alt, etc.);
- Utilizar URLs amigáveis;
- Construir links;
- E muito mais.
Por isso, se você não tem muito domínio neste assunto, vale a pena procurar uma consultoria SEO para que possa auxiliá-lo (a)!