Você acabou de se formar em odontologia e está cada dia mais perto de realizar o seu sonho de atuar na área.
Provavelmente já percebeu que vivemos na era da tecnologia e que o marketing digital tem ganhado mais força a cada dia. Mas ainda não tem certeza de como ele realmente pode te auxiliar nessa jornada.
Já imaginou poder conciliar essa inovação com o seu objetivo e conquistar uma clientela maior e um bom relacionamento com todos eles?
Neste artigo iremos te apresentar 6 dicas de como aplicar o marketing de conteúdo de maneira inteligente no ramo odontológico e otimizar sua carteira de clientes.
1- Utilizar as redes sociais
Vivemos na era da comunicação e hoje, graças a internet, podemos nos comunicar com pessoas em todos os lugares do mundo.
Utilizar as redes sociais pode ser um dos seus grande aliados na procura de um bom rankeamento online.
O whatsapp, por exemplo, é um grande canal para a comunicação, pois está presente na vida da maioria dos brasileiros.
Por essa rede você pode transmitir informações sobre limpeza de aparelho ortodôntico transparente, ou dicas como:
- Como realizar a higiene bucal;
- Alimentos positivos para a sua saúde bucal;
- Como diminuir o consumo de açúcar do seu filho;
- Quando deve ocorrer a primeira consulta das crianças.
O principal é procurar trazer soluções para os problemas mais comuns e, assim, atingir um número maior de usuários.
O Facebook também é uma rede que possui grande força, pois através dele é possível criar comunidades e estar mais próximo da audiência.
Nessas comunidades os seus pacientes podem expressar suas opiniões referente os seus procedimentos em comentários ou te procurar para solucionar dúvidas simples.
Independentemente de quais desses canais você escolher é importante criar uma agenda para as publicações, para que os potenciais clientes criem o hábito de procurar os conteúdos e para que se mantenha uma cadência na produção dos conteúdos.
2- Apresente um diferencial
Para trazer uma boa qualidade de serviço é importante ter um foco em um segmento.
Por exemplo, no setor odontológico existem vários procedimentos e especializações que podem te tornar líder no mercado.
Desse modo, destacar aquelas em que há uma especialização mais aprofundada pode ser o grande diferencial na busca e fidelização de pacientes.
Isso não significa que não precise atender os demais casos, afinal, é importante ter um consultório incrível e que preste serviços diversos e personalizados, de acordo com as demandas que podem surgir, como um implante dental.
Contudo, não se esqueça que você precisa ser lembrado de forma positiva pelo seu trabalho e por fazê-lo com maestria. Para isso, é possível contar com outros profissionais para complementar os serviços oferecidos.
Desse modo, você pode ser o melhor em realizar um implante e criar conteúdos online sobre esse procedimento com informações sobre quanto custa um implante dentário, ou como realizar a limpeza do implante.
Enquanto isso, no caso da existência de um sócio, ele pode prestar atendimento ao público infantil e esclarecer dúvidas sobre os tratamentos para crianças.
O importante é ter um foco com o segmento de atuação e o conteúdo, tentando atingi-lo de maneira coerente e objetiva.
3- Crie um Blog
Como dito anteriormente a internet é a maior rede de comunicação existente, e é através dela que também conseguimos muitas informações.
Para a transmissão dos seus artigos apostar em um blog pode trazer resultados incríveis. Isso porque blogs odontológicos são os principais procurados para a retirada de dúvidas.
Com isso, por meio do seu blog, você pode direcionar os seus potenciais clientes aos sites e redes sociais, onde ele poderá entender mais sobre a personalidade da sua empresa e sobre os seus produtos.
4- Utilize estratégias de SEO
A estratégias de SEO têm tomado conta do mundo do marketing digital.
Isso ocorre porque essa inovação possui uma grande força para atrair potenciais clientes para o seu negócio.
Essa estratégia faz uso de palavras-chave alinhadas ao seu conteúdo e segmento, aumentando as chances de ranquear os textos e aparecer na primeira página do Google.
Por exemplo, se você for desenvolver um conteúdo sobre clareamento dental com moldeira as palavras “clareamento dental” e “clareamento caseiro” podem ser linkados ao seu texto.
Existem ferramentas gratuitas que trazem mais facilidade para descobrir as palavras-chave para seu conteúdo, como o Google Keywords ou o SEMrush.
Mesmo com toda a tecnologia disponível, inclusive pela sua maior adesão, as pessoas não possuem tanto tempo para realizar pesquisas profundas.
Por isso, estar entre as primeiras páginas de pesquisa te trará um número muito maior de acessos, além de conquistar um volume maior de internautas.
5- Monitore os seus resultados
Agora você já se tornou um especialista e tem um bom ranqueamento digital. Neste momento é importante avaliar constantemente como o seu conteúdo tem se mantido, os resultados obtidos e o comportamento do usuário.
Avalie o que ele procura depois de ler o seu conteúdo, se ele passa mais tempo em seu site, se as suas palavras de linkagem tem sido acessadas, tudo isso é importante para continuar desenvolvendo bons conteúdos e adaptar as estratégias.
6- Seja ativo nas redes
Não adianta apostar nas redes sociais e abandoná-las, é importante acessar as redes pelo menos duas vezes ao dia, no início e no final do expediente.
Dessa forma você conseguirá tirar dúvidas e se comunicar com internautas que conheceram o seu trabalho e possuem interesse em seus serviços.
Criar uma personalidade para a sua clínica também é importante. Para isso você deve ter total ciência de quem é o seu público-alvo.
Para quem você escreve seus artigos, jovens ou pessoas de maior idade? Qual a melhor forma de me comunicar com eles, de maneira contemporânea ou clássica?
Todas essas análises são importantes para você construir uma boa relação com o seu cliente.
Aplicar essas seis dicas tornará mais fácil conquistar o seu lugar no mundo virtual e conquistar mais lucro para o seu negócio.
Não se esqueça que o nosso futuro está nas mãos da tecnologia e conseguir conciliá-la ao seu negócio te dá muito mais força no mercado.
Conteudo produzido por Dayane Goes, redatora da rede Vue Odonto
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