Se a sua clínica está com dificuldades de atrair novos clientes ou sofre de problemas com o faturamento, uma boa saída é investir em marketing odontológico.
Trata-se de um conjunto de estratégias que, colocadas lado a lado, conseguem atrair, reter e fidelizar pacientes, melhorando a lucratividade e longevidade do negócio.
Além disso, em meio a concorrência do mercado, não é uma tarefa fácil se destacar dentre tantos adversários. Dessa forma, além de auxiliar em tópicos como fluxo de clínica, fidelização e lucratividade, essas ferramentas também conseguem fazer com que você e sua clínica se tornem referência no mercado.
É necessário ter em mente que uma estratégia assertiva de marketing odontológico engloba diversas ferramentas que têm o objetivo de oferecer a melhor experiência possível ao cliente.
Para saber quais são elas e qual a melhor forma de empregá-las, continue lendo este conteúdo!
Invista em conteúdos de qualidade
Sabe aquele ditado: “Quem não é visto não é lembrado”? A evolução tecnológica fez com que as pessoas mudassem a maneira de fazer pesquisas e pedir por indicações.
Antigamente, pode-se dizer que a forma mais corriqueira de buscar um produto ou serviço era através do boca a boca.
Hoje em dia, a internet é porta de oportunidade para diversas empresas divulgarem seus produtos e serviços. E assim, os usuários conseguem utilizar as plataformas de pesquisa para encontrarem aquela empresa que mais se adeque às suas necessidades.
Lembra quando citamos brevemente sobre se tornar uma referência de mercado? Empresas e negócios que investem em conteúdos informativos de qualidade em blogs tendem a ganhar a segurança do cliente em potencial para fechar um negócio.
É necessário instigar a curiosidade daquele leitor, a ponto que ele sinta a necessidade de fidelizar uma compra com você.
Por exemplo, uma clínica odontológica que investe em conteúdos variados sobre saúde bucal, benefícios do convenio dentario, alimentação, entre outros, terá uma melhor aceitação do público quando comparada a aquela que não investe em conteúdos do tipo.
Redes sociais
As redes sociais são o braço direito dos blogs. Através delas, também é possível compartilhar conteúdos ricos em informação que atraiam o interesse do cliente em potencial.
Além disso, o ambiente das redes sociais é ótimo para melhorar o relacionamento cliente/empresa.
Aposte em postagens curtas que contenham informações valiosas. Utilizando o exemplo anterior, é possível criar um post sobre a cobertura de procedimentos estéticos no convênio odontológico, ou na relação entre produtividade e plano odontologico empresarial para colaboradores.
Agora, caso sua clínica seja especializada em tratamentos ortodônticos, vale investir em postagens que ressaltam a importância do aparelho dentário para a auto estima, modelos diferenciados e por aí vai.
É importante construir posts que façam com que o usuário sinta vontade de ler mais a respeito no seu site. Por isso, aposte em conteúdos que possam complementar aqueles já existentes no Blog da sua clínica.
Tudo vai depender de quem é o seu público-alvo, quais as necessidades, desejos e vontades dessas pessoas.
Softwares odontológicos
Além de propagar informações de qualidade, é essencial investir em plataformas de otimização de serviços para facilitar o atendimento ao cliente, dentre outras ações da empresa.
Hoje existem diversos softwares odontológicos capazes de organizar o consultório e automatizar serviços.
Através deles, é possível organizar agendas e horários, guardar históricos, mandar mensagens e e-mails otimizados, dentre muitos outros.
Tenha em mente que uma clínica organizada é o seu cartão de visitas. E, sabendo que a primeira impressão é a que conta, é imprescindível investir em ferramentas que auxiliem na melhor experiência possível do paciente.
Tenha um planejamento estratégico
De nada valem as dicas que demos anteriormente se a sua clínica não tiver um planejamento estratégico adequado diante as necessidades daquele momento.
É necessário ter em mente quais os objetivos e metas principais a serem alcançados a curto, médio e longo prazo.
Somente assim, você conseguirá analisar quais são os erros e acertos daquela estratégia e pensar em maneiras de solucionar os problemas que podem aparecer no caminho.
Tenha em mãos dados como o volume de pacientes recorrentes, tráfego das redes sociais e do blog, faturamento mensal, conversão de clientes, procedimentos mais procurados, número de vendas do convenio dental, dentre outros.
Coloque no papel todas as informações que podem te auxiliar na hora de analisar os dados e até mesmo mudar de estratégia caso necessário.
Considerações finais
O caminho do sucesso não é fácil, ainda mais em um mercado tão concorrido. Em qualquer área, é necessário apostar em estratégias e ferramentas que auxiliem na corrida do sucesso.
É necessário ter em mente que o plano de ação surte efeito de médio a longo prazo. O processo é demorado, mas os resultados são gratificantes.
Não deixe de colocar essas dicas em prática para melhorar cada vez mais os resultados da sua clínica!
Conteúdo produzido por Victoria Mechenas, assessora e redatora da empresa Ideal Odonto