Você sabe quais são os principais tipos de persona do marketing digital? Sabe para que serve cada uma delas? Saiba tudo aqui!
O marketing nos mecanismos de buscas e nas mídias sociais tomou conta do mercado, devido ao aumento da acessibilidade na internet, afinal, a maior parte dos consumidores está navegando.
Por este motivo, muitas empresas e empreendedores digitais utilizam estas estratégias para promover suas marcas, serviços e produtos.
Porém, para poder fazer uma campanha de marketing digital eficiente, é necessário criar uma persona.
Mas o que é persona? Para que ela serve? Leia até o final para saber tudo.
O que é uma persona?
A persona é a personificação do seu público alvo ou da sua empresa.
De modo geral, a persona possui muito mais detalhes do que o público alvo, como:
- Nome;
- Área de atuação;
- Renda mensal;
- Onde reside;
- O que faz no tempo livre;
- Escolaridade;
- E qualquer outra informação pertinente.
Usar uma persona para o seu público e uma persona para sua empresa (brand persona) faz com que a sua comunicação e atuação seja completamente direcionada para o seu público ideal, o que faz com que sua empresa tenha um diferencial.
Quais os principais tipos de persona?
Existem diversos tipos de persona para o marketing digital, porém, confira abaixo as principais.
1 – Buyer persona
A buyer persona é a mais utilizada nas estratégias de marketing digital, é ela quem representa o perfil do consumidor dos seus produtos e serviços.
Traçar e validar uma buyer persona é fundamental para criar conteúdo e se comunicar com o seu público de forma eficiente, seja por e-mails, pronunciamentos ou nas redes sociais.
2 – Brand persona
A brand persona é extremamente importante, se a sua empresa fosse uma pessoa, essa pessoa seria a brand persona.
Essa persona é crucial para o marketing de relacionamento, pois, é a personificação da sua marca, assim como a Magalu personifica a Magazine Luiza.
3 – Audience persona
A audience persona é aquela que representa o público que consome seus conteúdos, como:
- Cursos;
- Palestras
- Artigos;
- E-books;
- Etc.
4 – Proto persona
Como dito anteriormente, a persona deve ser traçada e validada. A validação da persona se dá através de testes a/b e outras metodologias.
Assim sendo, antes de ser validada, qualquer persona é uma proto persona, ou seja, um protótipo.
Como criar uma persona?
Não existe uma fórmula mágica para criar uma persona, mesmo assim, você pode seguir o passo a passo abaixo:
- Criar uma pesquisa online com várias perguntas individuais;
- Enviar para o seu público;
- Categorizar e estruturar um gráfico com as respostas;
- Criar uma proto persona;
- Validar a persona.
O ideal é criar ao menos 3 personas para o seu público e uma brand persona.
Assim sendo, você poderá criar conteúdos mais específicos para o seu público.
Conclusão
Hoje em dia é impossível atuar em qualquer estratégia de marketing digital sem definir uma persona para o público e uma para a marca.
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