Ao buscar estratégias de marketing para sua empresa, você já deve ter se deparado com o conceito de SEO, ou Search Engine Optimization. Uma vertente dessa estratégia de marketing têm chamado a atenção de usuários e especialistas: o SEO Local.
A otimização de mecanismos de buscas tem como objetivo promover excelentes alcances em sites de pesquisas de páginas na internet.
Logo, o SEO Local nada mais é do que a otimização do alcance de páginas de negócios locais, priorizando o encontro da informação dessas empresas por pessoas na mesma cidade em que elas atuam.
Ao procurar em um buscador na internet por uma escola particular mais próxima, por exemplo, o usuário vai encontrar inúmeros resultados, mas provavelmente se sentirá mais interessado em conhecer os primeiros da lista.
Estes primeiros lugares são alcançados por empresas que fazem uma otimização adequada de suas páginas na web, inserindo palavras-chaves e descrições em diferentes partes das plataformas, sejam elas sites ou redes sociais.
Essas palavras-chave ou frases são possibilidades que o cliente pode escrever nos buscadores no momento da busca.
Por exemplo, ao digitar “vitrificação automotiva” no Google ou qualquer outro buscador, você verá que alguns resultados de empresas que fazem esse serviço aparecerão no topo da página que exibe os resultados, sempre em endereços próximos de onde você mora.
Esse é o objetivo do SEO Local: fazer com que seu negócio seja facilmente localizado em uma busca.
Pensando nisso, elaboramos este artigo. Então, se você deseja saber mais sobre como funciona essa estratégia e por que é importante usá-la no seu negócio, acompanhe a leitura.
Afinal, para quê serve o SEO Local?
A principal diferença entre o SEO Local e o SEO Geral é que o primeiro foca em um nicho local, e isso só é possível graças aos mecanismos de buscadores, como o Google.
Assim, possibilita a administração de informações de um determinado negócio na internet, como a sua localização, um mapa do lugar exato, dados como telefone e depoimentos de clientes, avaliações e sugestões, imagens do negócio físico e outras possibilidades.
Por isso, uma dica fundamental aqui é fazer o gerenciamento da sua empresa no Google Meu Negócio, assim, ele será facilmente encontrado nas buscas locais.
Para alguém que pesquisa sobre um lugar de compra de material de construção mais próximo da residência onde mora, o Google tende a encaminhar como primeiras opções somente os locais próximos de quem procura.
Por isso, é importante que empresas mantenham atualizadas as informações sobre seus endereços ou as possíveis filiais de seus negócios. Isso com certeza ajudará no ranking do resultado de uma pesquisa.
Algumas vezes, a simples prática de atualização de endereço e telefone do negócio pode se mostrar mais eficiente do que a própria otimização de palavras dentro de um site.
Vale lembrar que em um espaço de tempo muito curto, o que mais o cliente deseja é encontrar rapidamente uma resolução para seu problema, e quanto mais prático for para achar a sua empresa, melhor será para que o processo de venda aconteça.
Por que é o SEO Local é tão importante?
Além de fazer com que o seu negócio seja facilmente encontrado na web, o SEO Local dá forma para a criação de valor e importância do seu negócio dentro da sua região.
Uma dica é sempre informar tudo sobre o seu negócio nas páginas da internet, afinal, qualquer plataforma na web pode ser encontrada pelo Google.
Lembre-se: em quanto mais lugares online você estiver presente, mais fácil será para um futuro consumidor te encontrar.
Essa presença, atrelada às boas avaliações e informações rápidas de encontrar seu negócio, mostram para o pesquisador que o local é confiável, e que ele pode ter certeza de que terá os resultados, produtos ou serviços que deseja.
Já percebeu a quantidade de pessoas que pesquisam banho e tosa delivery perto de suas casas? Bastam algumas palavras digitadas no buscador para que em poucos segundos um usuário encontre os que está procurando.
Depois, essa mesma pessoa costuma a fazer uma breve pesquisa para entender se aquele negócio que encontrou é confiável, ou se está há muitos anos no mercado, para avaliá-lo como uma boa opção de serviço.
É nessa hora que acontece a captação de um possível lead, portanto, é essencial que todas as informações que validam a qualidade do seu negócio devem estar inseridas de maneira construtiva.
Logo, é importante que seu negócio procure administrar essas informações, corrigir dados errados e responder questionamentos na web. Essas práticas juntas fazem sua popularidade e participação crescerem ainda mais.
Parcerias auxiliam no rankeamento
Para fazer uma empresa marcar presença online, e então permitir com que ela seja encontrada rapidamente na web, uma dica é introduzir a presença do negócio para além de redes sociais e as páginas próprias, implementando um maior significado para empresa.
Uma das grandes apostas para isso são matérias em sites e blogs de conteúdos diversos.
O Google, que é um dos maiores buscadores online, têm como uma de suas principais vertentes priorizar o encontro de artigos e conteúdos informacionais em blogs, sites e toda plataforma que entregue informações em texto ou vídeo.
Em um blog de culinária local, por exemplo, um conteúdo fala sobre comida congelada para semana, como fazer e onde encontrar empresas que façam esse tipo de serviço.
Uma empresa que seja deste ramo de atuação pode fazer uma parceria com esses sites, no sentido de promover o serviço prestado e informar o leitor sobre um assunto que ele deseja entender.
Essa prática aumenta ainda mais as chances de uma empresa estar no topo das opções de pesquisa, pois o Google entende que, por ter muitas informações online, o negócio é confiável e pode ser uma boa opção para quem procura esse produto ou serviço.
O mesmo acontece quando uma empresa participa de reportagens ou concede entrevistas à imprensa. Por exemplo, uma diretora de uma creche infantil particular foi entrevistada para falar alimentação nutritiva para crianças.
Ao conceder o nome da creche e falar sobre um assunto que interessa pais e responsáveis, a reportagem serve como um trampolim para o engajamento da empresa, que comprova serviço e agrega valor.
Crie seu próprio conteúdo online
Imagine a seguinte situação: você já informou dados sobre o seu negócio, criou páginas na internet e em aplicativos de mídias sociais, e possui algumas avaliações no Google, mas até o momento não está tendo sucesso em ser ranqueado pela plataforma de pesquisa.
Isso porque seu nicho de negócio é um tanto específico e ainda não é amplamente conhecido. Nesses caso, é interessante que você dedique um tempo para produzir conteúdos que façam o seu negócio ser entendido e reconhecido. É aí que entra o SEO.
Por exemplo, a oficina martelinho de ouro acaba de trazer para o negócio um novo serviço no mercado, que vêm sendo testado há um tempo e está sendo lançado agora.
É possível que, por terem muitas oficinas na cidade, este negócio não tenha tanta visibilidade, ainda mais ao divulgar um produto que ainda não é reconhecido.
Uma opção é criar conteúdos em uma página própria sobre o diferencial do produto, mesclando palavras e informações que podem atrair o cliente até aquele lugar.
Da mesma forma, é importante que você encontre essas palavras em sites específicos para filtrar palavras-chaves populares, utilizando um planejador de palavras-chave.
Nessas plataformas, existem um gerenciamento total sobre o que é popular em qualquer ramo de atuação, cidade ou país. Caso não queira, você pode seguir alguns passos:
- Pense em palavras que expliquem sua indústria;
- Adicione complementos que pessoas utilizam junto dessas palavras em pesquisas;
- Inclua palavras relacionadas ao seu ramo;
- Coloque o endereço de seu estabelecimento.
Ainda no caso da produção de conteúdo da oficina para implementar as estratégias de SEO Local, o conteúdo pode abordar sobre a importância de uma chave canivete para moto para motoristas de determinada cidade.
Enfatizando que por conta de grandes buracos na pista, é interessante que o motorista tenha um produto como este em mão, para eventuais consertos rápidos na máquina.
Outra possibilidade de conteúdo inteligente e que auxilia no engajamento da página, focando no SEO Local, é uma elaboração por parte da empresa de “perguntas e respostas”, com informações sobre produtos, compras, vendas e até mesmo sobre o funcionamento.
Quanto mais dúvidas você tirar e mais disponível parecer para seus clientes, mais interessante e visível sua empresa fica na internet.
Independente do local onde você divulgar seu negócio, é importante ter em mente que aquele é um espaço público, onde seus futuros clientes vão conhecer o seu negócio para entender se devem optar pelo seu serviço na região onde eles residem.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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