Certamente você já ouviu falar sobre as técnicas de otimização de sites para mecanismos de busca, o famoso Search Engine Optimization. Mas há quem não saiba que ele pode ser importante também para o bom posicionamento de fotos, o SEO para imagens.
Garantir que uma página esteja entre as primeiras posições dos resultados de uma pesquisa no Google é o desejo de muitos empresários.
Afinal, quem não quer conquistar uma maior visibilidade na internet, não é mesmo?
Não à toa, algumas técnicas precisam ser aplicadas na estruturação de um site, para que ele possa ter uma boa avaliação dentro dos mecanismos de busca e ser bem rankeado no mundo virtual.
Entre os principais pontos que fazem com que a plataforma de uma empresa de restauração em deck de madeira esteja bem posicionada no Google está o uso de palavras-chave, o formato responsivo, os títulos atrativos e o carregamento rápido.
Tudo isso é fundamental para que a avaliação do buscador seja positiva, de maneira que ao verificar que o site é relevante para o público e que ele oferece uma boa experiência ao usuário, a página possa aparecer entre os primeiros resultados do Google.
Já com relação às imagens, para quem trabalha de forma especial com esse formato de conteúdo, as fotos utilizadas para promover o negócio podem ser o segredo para que a empresa conquiste mais clientes e possa ter maior sucesso no mundo virtual.
Ao contrário do que se pode imaginar, é possível utilizar técnicas de otimização para arquivos de mídia, de modo que eles possam ser encontrados mais facilmente em uma pesquisa realizada pelo público.
Por isso, entender mais sobre o assunto pode ser fundamental para saber como aplicar os recursos necessários para o bom posicionamento de uma imagem no Google. Quer saber mais? Então siga na leitura deste conteúdo.
O que é o SEO para imagens e como ele funciona?
Quando o cliente de uma empresa especializada em restauração de fachada predial deseja conhecer melhor o serviço prestado pelo estabelecimento, uma das suas solicitações mais imediatas será ver alguns exemplos de obras concluídas.
Se ele ainda está na fase de pesquisa e deseja encontrar inspirações para saber qual modelo será o melhor para o empreendimento, certamente o seu primeiro passo será buscar por fotos desse tipo de serviço na internet.
Não à toa, uma empresa que reconheça a importância de exibir boas imagens do trabalho que ela presta, precisa investir na apresentação das suas fotos, garantindo que elas tenham qualidade e sejam capazes de expressar assertivamente o que é oferecido.
Para que essas fotos possam ser vistas pelas pessoas, elas precisam estar bem posicionadas, principalmente porque o número de buscas por imagens tem crescido de maneira interessante, sendo 1 em cada 3 pesquisas feitas no Google.
É nesse ponto que entra o SEO para imagens, investimento indispensável para que os usuários possam encontrar mídias sobre o assunto que eles estão pesquisando.
Para que uma imagem possa ser bem rankeada no Google, é fundamental que ela conte com alguns elementos, que são:
- Texto Alt;
- Título;
- Descrição;
- Legenda;
- Tamanho.
Todos esses elementos contam no rankeamento de uma imagem e, por isso, devem estar presentes em todas as fotos, sejam elas de um projeto de stand ou de um salão de cabeleireiro.
Ao garantir a caracterização das imagens dessa forma, o SEO para imagens funcionará como um meio de fazer com que a foto apareça nas primeiras posições dos resultados do buscador.
Dicas para utilizar o SEO para imagens
Seja para oferecer serviços de construção de piscinas pequenas ou para mostrar fotos de tratamentos estéticos, saber como aplicar o SEO nas imagens do site de uma empresa é essencial para o crescimento da página na internet.
Para isso, algumas dicas simples e práticas podem ser importantes, oferecendo o suporte necessário para que se possa aplicar as técnicas de otimização em todas as mídias presentes no site. Conheça-as a seguir.
1. Selecione uma foto de qualidade
O primeiro ponto fundamental do SEO para imagens é que a foto utilizada seja de qualidade, garantindo um bom foco e uma boa resolução.
Para entender o quanto isso é importante, é só pensar em um cliente buscando por uma imagem de ambientação 3d onde, além de querer ver de maneira nítida a imagem, ele precisará realizar a leitura de letras e números.
Ter a certeza de que esses elementos estejam visíveis é indispensável, sendo um dos requisitos avaliados pelo buscador para que a imagem possa ser bem posicionada.
2. Escolha uma imagem com contexto
Selecionar uma imagem que esteja relacionada ao conteúdo que está sendo tratado na página é de suma importância para um bom posicionamento.
Uma sugestão, nesse sentido, é de utilizar uma palavra-chave próxima da mídia que se deseja rankear, já que essa estratégia vai ajudar também no posicionamento do conteúdo no buscador.
3. Tenha os direitos da imagem
Utilizar fotos sem autorização pode trazer problemas para qualquer página, que pode ser penalizada pelo Google com o rebaixamento, assim como render uma cobrança inesperada ou ainda correr o risco de ter que ser retirada imediatamente do conteúdo.
Por isso, ao promover fotos de sacolas de papel artesanal, por exemplo, dê preferência para aquelas que são de sua autoria, ou ainda, compre-as de um banco de imagens, evitando problemas com usos não autorizados.
4. Otimize o tamanho das imagens
Qualquer usuário já teve a experiência de buscar uma foto boa, porém, por ter um tamanho grande, é comum que esse tipo de mídia demore para ser carregada completamente, o que pode ser um fator bastante negativo para o Google.
Nesse sentido, é essencial fazer o upload da imagem que será utilizada para ilustrar um painel em ps com o tamanho adequado.
Dessa forma, é possível garantir que a avaliação do buscador seja positiva, o que renderá um bom posicionamento da foto dentro de uma pesquisa.
5. Defina um nome de arquivo simples
O nome utilizado no arquivo é outro fator que contribui para um bom rankeamento.
Por isso, se as fotos que você tirou ainda estão registradas com o código atribuído pela câmera, não deixe de modificá-los o quanto antes.
A ideia é que você nomeie a imagem com a palavra-chave que ela representa, de maneira que esse aspecto influencia de maneira positiva na busca de um usuário na internet.
6. Aplique um bom texto alternativo
O texto Alt é aquele inserido na tag da foto, que faz uma breve descrição sobre o conteúdo dela.
Não à toa, sempre que se tenta abrir uma imagem e ela não carrega adequadamente, o texto alternativo é exibido, o que revela ao usuário sobre o que aquela mídia se trata.
Nesse ponto, é interessante utilizar uma descrição sobre o que você está apresentando ao público, como produtos naturais para emagrecer rápido, aproveitando para fazer variações da palavra-chave nesse campo, o que permite um melhor posicionamento.
Além disso, é necessário limitar o texto Alt em até 120 caracteres, para que ele possa ser bem avaliado pelo buscador e influencie positivamente no rankeamento da imagem.
As dicas abordadas neste tópico contribuem para um bom SEO de imagens, de maneira que aplicá-las corretamente nos seus arquivos de mídia pode fazer toda a diferença para garantir que as fotos possam ser vistas pelos potenciais clientes do seu negócio.
Os benefícios do SEO para imagens
Como não poderia deixar de ser, as técnicas de otimização de sites para mecanismos de busca são essenciais para que uma página esteja posicionada no Google, o que vai trazer uma série de vantagens para a empresa.
Com o SEO para imagens isso não é diferente. Sendo assim, viabilizar as estratégias mencionadas acima é indispensável para que as fotos de um negócio estejam visíveis nas primeiras posições dos resultados de busca.
Esse tipo de cuidado faz com que a empresa colha uma série de vantagens, que influenciarão diretamente nos seus resultados.
Um exemplo disso é o aumento do tráfego orgânico do site de uma empresa, que crescerá de maneira considerável, já que ao clicar na foto, o usuário pode querer entrar na página para entender mais sobre o assunto que está pesquisando.
Além disso, vale mencionar que ele é fundamental para contribuir com o SEO convencional, possibilitando que ele traga ainda mais resultados para as páginas que utilizam a estratégia de posicionamento no Google.
Ou seja, ao lado de um site responsivo, do uso de palavras-chave, da escolha de bons títulos e do carregamento rápido do conteúdo, as imagens bem trabalhadas de um site vão render várias vantagens para o estabelecimento.
Por isso, se você ainda tinha dúvidas sobre a necessidade de investir na otimização das suas fotos e de como fazer para que elas fossem bem ranqueadas, não deixe de seguir as dicas deste artigo e consiga assim melhores retornos no seu SEO.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Recomendação de leitura: SEO para YouTube: 7 dicas para você rankear os seus vídeos
4 Dicas de SEO para aumentar as vendas da sua loja virtual
Marketing digital e SEO: como implementar estratégias ao criar conteúdo digital
SEO On page e Off page: entenda as diferenças e como aplicar no seu site