A concorrência dentre profissionais é cada vez maior, afinal, nota-se o aumento no número de formados nas mais diversas áreas (advocacia, medicina, psicologia, odontologia, ciências contábeis e muito mais).
Se você é um profissional liberal e está buscando um lugar ao sol, provavelmente deve/deverá enfrentar uma série de medos, inseguranças e angústias.
Pensando nisso, lhe apresentaremos neste artigo uma forma extremamente útil e simples de divulgar os seus serviços, que é através do marketing digital.
Através de investimentos relativamente baixos, muitos resultados serão alcançados, e você terá um aumento exponencial de clientes.
Se você deseja revolucionar o seu negócio agora mesmo, leia este artigo até o final e coloque em práticas todas as dicas e ideias!
Afinal, o que é o Marketing Digital?
Até um tempo atrás, a divulgação de lojas e serviços prestados eram feitos por panfletos, anúncios na TV e rádio, páginas de revistas, outdoors, e muito mais.
Porém, nos tempos modernos, o que mais chama atenção dos indivíduos são as inovações tecnológicas. E quando se fala em divulgação, por que não se aproveitar de tais meios?
Com isso, nasce o marketing digital. Basicamente, ele consiste em uma série de estratégias e trabalhos de divulgação de marcas e/ou produtos na Internet, utilizando-se de meios gratuitos (como as redes sociais) e meios pagos (a exemplo do Google).
As vantagens do Marketing Digital vão muito além do que se imagina, pois além da possibilidade de mensurar os resultados, é possível investir apenas o que lhe é cabível ao orçamento – sem comprometer a qualidade e os resultados.
Portanto, se você é um profissional liberal e deseja divulgar o seu trabalho, está na hora de aprofundar-se no assunto e imergir no Marketing Digital!
Benefícios e vantagens
Embora algumas vantagens do Marketing Digital para profissionais liberais já tenham sido mencionadas nos tópicos anteriores, aqui nos dedicaremos a listá-los.
1) Propaganda com a sua cara
O marketing digital pode ser feito por você ou por um profissional contratado. Nestas duas situações, é possível personalizar a “mensagem” a ser transmitida para os clientes, e assim, o negócio tem a sua cara.
Isso é feito da seguinte maneira:
- Criação de conteúdos personalizados;
- Design relacionado com o seu perfil e tipo de atendimento prestado;
- Escolha por imagens e cores;
E muito mais.
2) Baixo custo
É possível começar o marketing digital sem investir nenhum real. Também, quando houver a necessidade e/ou desejo de aumentar a divulgação, os custos são flexíveis, e os investimentos podem ser feitos com o retorno financeiro dos primeiros resultados.
3) Aumento do alcance
A depender da área que se trabalha, é possível que o profissional preste serviços à distância (a exemplo de contadores).
Quando se pratica o marketing digital, é possível atingir pessoas de todo o mundo, e assim, atrair ainda mais clientes para o seu negócio.
A publicidade do Facebook, por exemplo, permite que você ajuste o alcance. Por exemplo, há a possibilidade de atingir apenas indivíduos da sua cidade (o que será menos custoso, se comparado a um alcance nacional).
4) Divulgação local
Quem abriu recentemente um consultório / escritório, obrigatoriamente deve trabalhar com alguma maneira de publicidade.
Nestes casos, o SEO local é um importante aliado, e possibilitará a captação dos primeiros clientes.
5) Engajamento
Profissionais liberais que estão presentes no mundo digital, mantêm contato direto com seus clientes. Desta maneira, cria-se vínculo e uma relação de confiança, o que é um passo importante quando se fala na fidelização.
Como o Marketing Digital é feito na prática?
Depois de conhecer a teoria e os possíveis resultados que o Marketing Digital lhe trará, é provável que você esteja se perguntando quais passos devem ser dados inicialmente, não é?
A seguir, conheça as formas mais utilizadas pelos profissionais liberais para divulgar seus negócios. Lembre-se que o auxílio de uma agência de marketing e/ou especialista na área é sempre bem-vindo!
1. Marque presença
O primeiro passo para se dar bem na Internet é estar presente. Para isso, é preciso:
- Criar um site;
- Ter um blog com vários posts;
- Criar contas em todas as redes sociais.
2. Dê a sua cara ao negócio
Muito além de ter todas as contas criadas, é preciso que elas tenham um “ar” profissional, para que os seguidores inspirem-se e confiem na mensagem a ser passada.
Algumas maneiras de fazer isso:
- Ter um design profissional e inovador;
- Estudar as cores que serão utilizadas;
- Excluir informações pessoais;
- Não expor quaisquer opiniões (religiosas, políticas ou outras).
Neste momento, contar com um profissional especialista em Marketing Digital pode ser interessante!
3. Poste conteúdos de qualidade
Agora que você já está presente na internet, é preciso que suas postagens sejam interessantes e ofereçam algum valor.
Imagens sempre devem ser utilizadas para chamar atenção. Elas podem ser desenvolvidas ou retiradas de bancos de imagens (existem opções gratuitas e pagas).
Também, a criação de conteúdo (textos) deve ser muito bem pensada, para que seja relevante aos seus seguidores. Por exemplo, se você é psicólogo, pode desenvolver posts sobre a importância de cuidar da saúde mental, primeiros sintomas da depressão, etc.
Muito além da conversão, é preciso focar na responsabilidade social que os profissionais possuem, que é orientar e destacar a importância de se buscar um profissional qualificado.
Se você tem dificuldades para escrever, é possível contratar profissionais. Por exemplo, isso pode ser feito em plataformas freelancer, como a StudyBay, Fiver, Workana e 99Freelas.
Postar conteúdo de qualidade, atrai seguidores de qualidade, e vai por mim, essa é uma das poucas maneiras de conseguir seguidores de qualidades. Muitas pessoas compram seguidores no Instagram, “comprar seguidores Instagram” é uma palavra muito pesquisada no Google, existem alguns sites que vendem seguidores, é possível comprar seguidores para o Instagram, tiktok, facebook e etc, essa é uma maneira fácil de conseguir seguidores, mas não recomendo, depois farei um post falando mais sobre isso e postarei aqui no blog.
4. Planejamento e constância
Tenha uma agenda para o seu marketing digital, onde organizará todas as postagens e pautas.
Além disso, manter certa frequência nas postagens é fundamental para manter-se visível e ser lembrado por seus seguidores.
5. Estude estratégias de Marketing Digital
Com a expansão do marketing digital, surgem muitas estratégias e conceitos que você precisa conhecer. Há possibilidades gratuitas e pagas, que quando bem exploradas, trarão resultados drásticos.
Mergulhe nestas possibilidades, e implante-as em seu negócio. Assim, independente do seu ramo, será possível tornar-se famoso e uma referência em sua área!