Descubra como cativar a atenção dos seus clientes se valendo de estratégias simples.
Vender um produto ou serviço está longe de ser uma tarefa simples, e boa parte desta dificuldade está em capturar o seu público alvo transformando em cliente, para isso existem uma série de estratégias, como a tão efetiva produção de conteúdo, técnica que sempre abordamos aqui na Agência Divulgar.
No entanto, apresentar uma proposta para quem busca uma solução dispõe do interesse do possível cliente, algo que não ocorre quando a intenção de uma empresa é angariar clientes apresentando uma proposta de negócio.
Quando se trata de apresentar um negócio existem muitos pontos de interesse que devem convergir para o mesmo destino e, na maioria das vezes, é necessário despertar o interesse primário do público alvo.
Ciente de que esta é uma tarefa longe de ser das mais simples, elencamos abaixo algumas dicas que podem te auxiliar neste processo, confira:
Recorra ao slideshow
Diferente de criar um vídeo de apresentação, onde a proposta fica mais engessada e soa como uma publicidade, utilizar uma ferramenta de slideshow permite uma exibição mais humanizada, com uma interlocução ao vivo e espaços para questionamentos.
É válido salientar que ao apresentar os slides você deve dominar completamente o assunto demonstrado, assim como estar preparado para dúvidas que não sejam apresentadas diretamente no conteúdo, mas que são tangentes ao tema.
Capture a atenção quanto antes
Utilizando uma comparação rápida com o conteúdo apresentado em vídeo, onde é possível consultar uma métrica mais assertiva, segundo análise da Video Brewery, a maioria dos espectadores acaba por fechar um vídeo nos primeiros 10 segundos, assim, captar a atenção de quem está assistindo é fundamental para assegurar o seu interesse.
Ou seja, inicie a sua apresentação com alguma informação relevante, por exemplo, elencando o problema que o seu negócio se propõe a resolver, informando números realmente relevantes e impressionantes, realizando questionamentos difíceis, dentre outras estratégias.
Seja direto e sucinto
Dado que você possui uma ferramenta mais humanizada e capturou a atenção do seu cliente em potencial, é importante que você não perca esse interesse despertado, para isso, evite ao máximo enrolações e assuntos que não sejam o foco da apresentação.
Não há a necessidade de criar uma narrativa apressada e sem informações, no entanto, é preciso apresentar o conteúdo que realmente é relevante a apresentação e preparar a sua dicção para minimizar os vícios de linguagem que são normalmente empregados em pausas, mantendo a proposta mais fluida.
Termine com espaço para a interação
Após a apresentação do seu negócio, ainda que tudo tenha corrido como planejado e que o conteúdo seja claro, é possível que o seu cliente possua dúvidas, por isso, ao final, abra um espaço para a interação onde você esteja disposto a sanar esses questionamentos.
Em caso de apresentações ao vivo, considere esse tempo de intercessão na hora de reservar a sua agenda, e para as propostas gravadas, não deixe de criar esse call-to-action, informando o melhor canal de comunicação.
Agora que você conta com dicas valiosas sobre como apresentar o seu negócio para novos clientes, basta colocá-las em prática para ampliar os horizontes da sua empresa e demonstrar a solução que você tem a oferecer para um número crescente de possibilidades.